Questões na prática

Ortopedia

Na fratura supracondiliana do úmero da criança, qual a estrutura nervosa mais comumente lesada?

A
Nervo ulnar
B
Nervo mediano
C
Nervo radial
D
N. musculocutâneo
E
N. interósseo anterior
Uma paciente de 44 anos encontra-se com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, associada a náusea e vômitos há 24 horas. Ao exame físico, tem dor à palpação em andar superior do abdome, principalmente à direita, com sinal de Murphy positivo. Nesta situação, o exame com maior sensibilidade para confirmação diagnóstica é:
Menina de oito anos apresenta “rash” em face após exposição ao sol, artrite em joelhos e fraqueza muscular proximal há uma semana. Há três dias, passou a apresentar mancha violácea em torno dos olhos. O diagnóstico mais provável desta menina é:
Crises epiléticas ou convulsões são comuns na faixa etária pediátrica e podem ocorrer em aproximadamente 10% das crianças. Quanto à convulsão na infância, é correto afirmar que:
Em 26 de novembro de 2008, próximo ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1° de dezembro), um periódico de grande circulação divulga os seguintes dados do Ministério da Saúde, relacionados à epidemia em nosso país:permanece a tendência de estabilização de casos novos; a expectativa de vida mediana, após o diagnóstico, é de 9 anos; entre 13 e 19 anos, há 16 meninas com AIDS para cada 10 meninos; cresce o número de casos entre heterossexuais com mais de 50 anos.“No entanto, o aumento da sobrevida pode esconder a realidade de mortes precoces, geralmente por diagnóstico tardio”, diz a coordenadora do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde, Mariângela Simão. Com relação à prevenção da transmissão vertical, identifica-se redução de 25% para menos de 1% com uma associação de medidas que incluem, dentre as relacionadas a seguir:
Compartilhar