Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Na granulomatose de WEGENER, a confirmação diagnóstica se dá:

A
por biópsia, mostrando vasculite granulomatosa.
B
por dosagem ANCA.
C
pelo Aumento do IgG.
D
somente pelo quadro clínico, que é suficiente para o diagnóstico.
E
por exame otorrinolaringológico mostrando destruição do septo nasal.
Na doença celíaca, o padrão ouro para seu diagnóstico é a biópsia intestinal que demonstra atrofia vilositária da mucosa jejuno-ileal, limitando a absorção de nutrientes. Na orientação nutricional específica, preconiza-se:
Pais de um lactente de 2 meses procuram o serviço médico, afirmando que a criança apresenta quadro de vômitos repetidos pós-alimentares há 1 mês, negando febre ou outros sintomas. Ao exame físico, o lactente encontra-se hipoativo, com desidratação moderada e é possível perceber pequena tumoração à palpação abdominal do epigástrio. Diante desse quadro, a hipótese mais provável para o diagnóstico, o exame complementar mais adequado e o tratamento são, respectivamente:
Em 2007, o país vivenciou duas situações epidêmicas: a Febre Amarela, na região Centro Oeste, e a Dengue, na cidade do Rio de Janeiro. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, de abril de 2008, apresentava os seguintes dados sobre as duas doenças, relativos ao período de janeiro a março de 2008: Febre Amarela: 70 casos suspeitos notificados, 40 confirmados, entre os quais, 21 óbitos. Ocorrência em áreas silvestres da região Centro-Oeste (38) e Paraná (02). Dengue: 120.413 casos de dengue clássica notificados e 647 casos de dengue hemorrágica, com 48 óbitos. Casos distribuídos nacionalmente, com altas taxas de incidência nos Estados do Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. Sobre esses eventos, é correto afirmar:
Considerando pacientes vítimas de queimaduras, pode-se afirmar que:
Compartilhar