Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na hemorragia digestiva alta não varicosa podemos afirmar: 1) Em cerca de 20 a 30% dos episódios o sangramento gástrico cessa espontaneamente. 2) No tratamento clínico, o jejum deve ser mantido pelo menos por um período de 24 horas independente de ter sido aplicado método terapêutico endoscópico. 3) Lavagem gástrica com soro fisiológico gelado a 10 graus centígrados por sonda nasogástrica, através de sucessivas introduções e retirada de 250 a 500 ml de soro tendo a finalidade de fazer vaso constrição local. 4) O uso de 80 mg em bolo de Omeprazol, seguido de 40 mg de 8 em 8 horas, eleva o pH gástrico acima de 6, diminuindo a taxa de recidiva e de sangramento. 5) O uso de antiácidos com a finalidade de elevar o pH gástrico foi comprovado definitivamente que essa atitude se acompanha de efeitos benéficos.

A
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas
B
Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas
C
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas
D
Apenas as afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas
E
Apenas as afirmativas 1, 4 e 5 estão corretas
Paciente com osteoma de mandíbula e enteorragia com colonoscopia evidenciando polipose colônica. Marque a alternativa que corresponde ao provável diagnóstico:
Paciente do sexo masculino, 62 anos, iniciou com dor em cólica no hipocôndrio direito, há três dias, acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Trata-se de paciente com hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Ao exame físico, mostrava-se febril (38,2ºC) e a pesquisa do sinal de Murphy foi positiva. Ultrassonografia revelou a presença de vesícula biliar distendida com paredes espessadas, com inúmeras imagens hiperecogênicas em seu interior com sombra acústica posterior e coleção líquida perivesicular. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
Compartilhar