Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na hemorragia digestiva alta não varicosa podemos afirmar: 1) Em cerca de 20 a 30% dos episódios o sangramento gástrico cessa espontaneamente. 2) No tratamento clínico, o jejum deve ser mantido pelo menos por um período de 24 horas independente de ter sido aplicado método terapêutico endoscópico. 3) Lavagem gástrica com soro fisiológico gelado a 10 graus centígrados por sonda nasogástrica, através de sucessivas introduções e retirada de 250 a 500 ml de soro tendo a finalidade de fazer vaso constrição local. 4) O uso de 80 mg em bolo de Omeprazol, seguido de 40 mg de 8 em 8 horas, eleva o pH gástrico acima de 6, diminuindo a taxa de recidiva e de sangramento. 5) O uso de antiácidos com a finalidade de elevar o pH gástrico foi comprovado definitivamente que essa atitude se acompanha de efeitos benéficos.

A
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas
B
Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas
C
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas
D
Apenas as afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas
E
Apenas as afirmativas 1, 4 e 5 estão corretas
Marcos, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. Diante de tal quadro, aponte a alternativa contendo o diagnóstico MAIS provável.
Recém-nascido apresenta no exame de fundo de olho inflamação vítrea associada a extensas áreas de necrose de cor branco-amarelada e focos hemorrágicos na retina, junto aos vasos sanguíneos. Pensando-se no agente causador, qual opção terapêutica é a MAIS adequada?
Tiago, 16 anos, procurou o serviço de urgência referindo eliminação de sangue vivo pelo reto em três ocasiões nas últimas 24h. Ele está em bom estado geral e não usa medicações. Refere episódio semelhante há um ano, quando realizou endoscopia digestiva alta e colonoscopia normais, sendo rotulado como portador de hemorroidas. Seu exame físico geral é normal, abdome normotenso, indolor e sem massas palpáveis. Ele não tem hemorroidas e o sangramento continua. Seu hematócrito é 32 mg/dl. Diante deste caso, qual deve ser a causa mais provável do seu sangramento?
Menino, 2 meses, chega à unidade de emergência com história de vômitos não biliosos pós-alimentares há 20 dias. Exame físico: bom estado geral; irritado; FC = 140 bpm; FR = 50 irpm; mucosas secas; choro sem lágrimas; fontanela levemente deprimida; turgor pastoso; sem outras alterações. Qual o distúrbio acidobásico e eletrolítico esperado?
Compartilhar