Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na hemorragia digestiva alta não varicosa podemos afirmar: 1) Em cerca de 20 a 30% dos episódios o sangramento gástrico cessa espontaneamente. 2) No tratamento clínico, o jejum deve ser mantido pelo menos por um período de 24 horas independente de ter sido aplicado método terapêutico endoscópico. 3) Lavagem gástrica com soro fisiológico gelado a 10 graus centígrados por sonda nasogástrica, através de sucessivas introduções e retirada de 250 a 500 ml de soro tendo a finalidade de fazer vaso constrição local. 4) O uso de 80 mg em bolo de Omeprazol, seguido de 40 mg de 8 em 8 horas, eleva o pH gástrico acima de 6, diminuindo a taxa de recidiva e de sangramento. 5) O uso de antiácidos com a finalidade de elevar o pH gástrico foi comprovado definitivamente que essa atitude se acompanha de efeitos benéficos.

A
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas
B
Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas
C
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas
D
Apenas as afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas
E
Apenas as afirmativas 1, 4 e 5 estão corretas
Os transtornos alimentares na adolescência, em particular a anorexia nervosa e a bulimia, são cada vez mais diagnosticados. Qual dentre as características abaixo é encontrada, principalmente, nos anoréxicos?
Mulher, 25 anos, magra, em autoexame percebe pequeno nódulo no pescoço, de localização anterior, móvel à deglutição, ao falar e à palpação. Qual é a principal hipótese diagnóstica inicial?
Um menino de 13 anos de idade reclama de dor no joelho direito há cerca de um mês que piora após correr. Sua dor iniciou uma semana após sua admissão na equipe de corrida da escola. Nega dor em outras articulações e nega também edema e eritema articular. Sem outras queixas. Ao exame físico constata-se apenas dor à palpação da tuberosidade tibial direita. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Lactente de 3 meses dá entrada na emergência em Parada Cardiorrespiratória. Foram iniciadas manobras de reanimação, sem sucesso. Os pais contam que a criança nasceu a termo, nunca ficou doente, estava em aleitamento materno exclusivo, com desenvolvimento neurológico e ponderal normais. A criança mamou, ficou no colo por 15 minutos e foi colocada no berço, em decúbito ventral, sem cobertor. Como a criança não acordou para a próxima mamada, a mãe foi ao berço e a encontrou “roxa”. Em relação à orientação dos pais para prevenção da morte desta criança, assinale a alternativa correta:
Compartilhar