Na hérnia inguinal da criança, é correto afirmar que:
A
quanto menor a criança, maior a possibilidade de encarceramento ou estrangulamento, razão pela qual existe maior urgência na realização da cirurgia.
B
a cirurgia deve ser indicada após os 6 meses de vida nos meninos.
C
deve-se realizar a exploração cirúrgica contrateral apenas em meninos com mais de 4 anos quando a hérnia for do lado direito.
D
deve-se tomar conduta expectante em ambos os sexos até que a criança complete 2 anos de idade.
E
a utilização de cintos e faixas de proteção por um período de até 6 meses são um fator importante na involução espontânea da hérnia, dispensando-se dessa forma a cirurgia.
Outras questões
Os exames laboratoriais que devem ser solicitados para acompanhamento clínico de uma mulher de 49 anos de idade, menopausada há dois anos, sem queixas, com exame físico geral e ginecológico normais, são:
Uma mulher de 28 anos que teve parto cesariana do seu primeiro filho há 40 dias, procura o ginecologista para orientação sobre anticoncepção. Refere trombose venosa profunda de membro inferior à esquerda no período puerperal. No momento, apresenta exame físico sem anormalidades. Nesse caso, qual a indicação a ser feita?
Uma criança de oito anos apresenta estridor. Sua radiografia do cavum demonstra aumento das partes moles pré-vertebrais. Este aspecto pode estar relacionado a:
Cristina tem cinco anos e chega à emergência trazida pelos pais por apresentar, há cerca de 10 horas, cefaleia, febre persistente e vômitos incoercíveis. Está sonolenta e com rigidez de nuca. O exame do liquor revela 900 células, 95% polimorfonucleares, proteína 170 mg/dl e glicose 35 mg/dl (glicemia 95 mg/dl) com bacterioscopia negativa. Há 2 anos sua mãe, que é enfermeira de uma clínica geriátrica, teve tuberculose e respondeu bem ao tratamento, mantido por 6 meses. Na época, Cristina fez uso de isoniazida, em esquema profilático. A família nega outros problemas de saúde e a menina encontra-se com as vacinas em dia. O diagnóstico mais provável de Cristina é: