Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Na infância, a localização mais comum das dermatofitoses é:

A
o pé.
B
a região inguinocrural.
C
a mão.
D
o couro cabeludo.
E
a axila.
Mulher de 71 anos procurou auxilio médico com queixa de fraqueza e coloração amarelada da esclera e urina escura. Negou uso de álcool, medicamentos e drogas ilícitas. Ao exame observou-se icterícia. O baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames complementares evidenciaram: anemia normocitica e normocrônica com hemoglobina =10,1g%, bilirrubina sérica total <8,9g/dL, fosfatase alcalina = 3 vezes o limite superior de referência (LSR), gama- glutamiltransferase = 4 vezes o LSR, e presença de bilirrubina na urina ao exame pela fita reagente. Os demais aspectos do exame de urina não evidenciavam alterações e as aminotransferases estavam dentro dos valores de referência. Considerando-se os dados clínicos e as alterações laboratoriais observadas, qual seria o próximo passo na abordagem diagnóstica deste caso ?
Um recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta aos cinco minutos de vida, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, respiração irregular, acrocianose, somente movimentos de extremidades e alguma expressão facial durante a aspiração com sonda. Após realizar as manobras de reanimação neonatal, o paciente pesou 2300 gramas e encontra-se taquipneico, gemente, com batimento de asa de nariz e tiragem subcostal. Assinale a alternativa CORRETA em relação às manobras de reanimação e distúrbios respiratórios do período neonatal:
Quanto à anatomia patológica das fraturas do colo do fêmur, é CORRETO afirmar:
Na Classificação de Salter-Harris para as lesões que envolvem a fise, a combinação entre lesão fisária e fratura intra-articular, corresponde ao tipo:
Compartilhar