Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?
A
Antiestreptolisa O (ASLO) aumentada.
B
Anti-DNAase aumentada.
C
Complemento sérico diminuído.
D
Proteinúria maior 50/mg/kg.
E
Hematúria com 30% de dismorfismo.
Outras questões
Homem de 43 anos é vítima de acidente automobilístico. Exame físico: Glasgow: 14, descorado 2+/4+, pulso cheio com 120 bpm, PA 140 x 90 mmHg, dor na região do quadril, crepitação à palpação do ilíaco direito e incapacidade para deambulação, massa palpável e dolorosa na região infra-umbilical com percussão submaciça dolorosa, drenagem espontânea de sangue pelo meato uretral. Assinale a alternativa correta:
Menina de cinco anos de idade, nascida com peso de 3,4 kg e 50 cm de comprimento, é encaminhada ao cardiologista devido à presença de sopro cardíaco. Exame físico: PA 120/70 mmHg, pulsos com diminuição da amplitude no membro superior esquerdo e nos membros inferiores, presença de pequena dobra de pele de cada lado do pescoço, coração rítmico com frequência cardíaca de 112 bpm, B1 hiperfonética, sopro sistólico ejetivo suave (2+/6+) no mesocárdio com irradiação para o dorso B2 hiperfonética (2+/4+). Essa criança é portadora de:
Pré-escolar apresenta febre baixa e tosse com expectoração há mais de duas semanas, RX de tórax com infiltrado alveolar em lado superior direito persistente mesmo após antibioticoterapia adequada. Pai terminou o tratamento para tuberculose pulmonar há seis meses. Segundo as diretrizes brasileiras para tuberculose, o diagnóstico de tuberculose dessa criança é:
Criança de 10 anos de idade apresentou falta de ar, chiado no peito, vômitos e eritema generalizado após ingestão de camarão. Exame físico: PA 70 x 30 mmHg, T 36,8°C, pulsos fracos e perfusão diminuída com rash eritematoso difuso. O diagnóstico e tratamento são: