Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Na insuficiência renal aguda intrínseca, podemos afirmar que:

A
em metade dos casos, pode ser corrigida com o restabelecimento da perfusão renal e da pressão de filtração glomerular.
B
a necrose tubular aguda ocorre nos casos de embolia ou estenose crítica da artéria renal.
C
o uso de dopamina aumenta o fluxo sanguineo renal e previne efetivamente o desenvolvimento de IRA isquêmica ou nefrotóxica.
D
o diagnóstico pode ser caracterizado quando em geral a fração de excreção do sódio é inferior a 1%.
E
a primeira medida a ser tomada na hiperpotassemia acompanhada de alterações eletrocardiográficas é o tratamento dialitico.
Criança de 8 anos, soropositiva para HIV, apresenta tosse crônica, baqueteamento digital, gasometria mostrando hipoxemia e infiltrado intersticial na radiografia de tórax. Esta condição é mais compatível com:
Durante uma apendicectomia por apendicite grau III houve contaminação grosseira da pele com secreção purulenta. O cirurgião optou por fechar a incisão nos planos musculares e aponeuróticos, iniciar antibioticoterapia e fazer curativos estéreis diariamente. Após 5 dias, ele realizou a síntese da pele. Qual o nome desse procedimento?
O Calendário Básico de Vacinação preconiza duas doses de reforço para a vacina:
Deu entrada no pronto-socorro às 3 horas da manhã, um paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, presidiário, trazido por agentes penitenciários informando que o paciente estava com diarreia, febre, cãimbras musculares e dificuldade para dormir. Os policiais relataram que o mesmo está preso há 10 dias, por uso e tráfico de drogas. Ao exame foi observado: Taquicardia, hipertensão arterial, febril, agitação, miose, creção de pelos, lacrimejamento e rinorreia. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar