Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Na insuficiência renal aguda intrínseca, podemos afirmar que:

A
em metade dos casos, pode ser corrigida com o restabelecimento da perfusão renal e da pressão de filtração glomerular.
B
a necrose tubular aguda ocorre nos casos de embolia ou estenose crítica da artéria renal.
C
o uso de dopamina aumenta o fluxo sanguineo renal e previne efetivamente o desenvolvimento de IRA isquêmica ou nefrotóxica.
D
o diagnóstico pode ser caracterizado quando em geral a fração de excreção do sódio é inferior a 1%.
E
a primeira medida a ser tomada na hiperpotassemia acompanhada de alterações eletrocardiográficas é o tratamento dialitico.
A maioria dos casos de Infecção por Vírus Respiratório (IVR) em lactentes é de pouca gravidade; entretanto um terço deles desenvolvem sinais de acometimento de vias aéreas inferiores e podem necessitar de hospitalização. Podem ser citados como determinantes da hospitalização dessas crianças: I - antecedente de prematuridade. II - exposição ambiental a numerosos agentes infecciosos, como os frequentadores de creches. III - cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica. Está (ão) correta(s):
A melhor forma de evitar as infecções em pacientes com anemia falciforme é fazer:
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. Em relação à queda em pacientes idosos, assinale a alternativa INCORRETA:
Qual a combinação dos seguintes sinais caracteriza a síndrome de Prune-Belly?
Compartilhar