Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Na investigação básica de infertilidade em casal (homem de 43 anos, mulher de 42 anos) que tenta engravidar há três anos, deverá constar: I. Espermograma. II. FSH sérico no 3º dia do ciclo. III. Histeroscopia. Assinale a opção correta.

Homem de 60 anos de idade, afro descendente, com queixa de dor lombar irradiada para o membro inferior esquerdo e perda da força muscular, fraqueza e fadiga. Há dois meses internado por pneumonia e tratado com recuperação. Exame físico: emagrecido, hipocorado (+++/+4), ausência de hepatoesplenomegalia. Exames complementares: 2,94 hemácias, Hg: 8,5 g%, ht: 27% com 3.400 leucócitos VHS 127 mm. Proteínas totais de 10g/dl, albumina de 4,8g/dl e globulinas de 5,2g/dl. Eletroforese de proteínas com lgG de 7g/dl.Uréia 138mg/dl e creatinina de 2,8 mg/dl. RMN da coluna com sinais de compressão medular. O paciente apresentou fratura patológica de úmero ao tomar postura para radiografia do tórax. Em relação a hipótese diagnóstica mas provável, qual a afirmação está INCORRETA:
Uma adolescente de 14 anos de idade, sexo feminino, apresenta quadro de febre, odinofagia, amídalas com placas branco-acinzentadas, adenomegalia cervical bilateral, esplenomegalia, com evolução prolongada. O médico, ao atender esta adolescente, levanta a suspeita diagnóstica de mononucleose infecciosa. Assinale os exames laboratoriais abaixo que seriam fortemente sugestivos da enfermidade:
As variáveis consideradas para direcionar e indicar manobras de reanimação de RN na sala de parto são:
É possível realizar a profilaxia da infecção pelo vírus sincicial respiratório, para pacientes de risco, com a administração de:
Compartilhar