Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Na investigação das duas causas mais frequentes de infertilidade conjugal, em nosso meio, os primeiros exames que devem ser solicitados ao casal, são:

A
Espermograma e biópsia endometrial no 21º dia do ciclo
B
Biópsia endometrial do 18º ao 21º dia do ciclo menstrual e USG pélvica
C
Histerossalpingografia e espermograma
D
Espermograma e teste pós-coito
E
Monitorização da ovulação pela USG pélvica e espermograma
Sobre a demência na Doença de Alzheimer, seus estágios e sintomas em paciente vigilante, relacione as colunas abaixo: Coluna 1: Estágio de Prejuízo (1) Grau Leve. (2) Grau Moderado. (3) Grau Grave. (4) Grau Profundo. Coluna 2: Prováveis Sintomas encontrados ( ) Incontinência, confinado ao leito. ( ) Depressão. ( ) Desenvolvimento de sintomas psicóticos como paranóia. ( ) Confinado ao leito com déficits motores significativos. ( ) Consciência de frustração pelo déficit. ( ) Psicose. ( ) Agitação. ( ) Dificuldade de alimentação. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Analise as afirmações abaixo e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: Sobre a tentativa de suicídio: ( ) O uso de sais de lítio em pacientes com transtorno bipolar e transtorno depressivo maior recorrente não tem relação com os índices de tentativa de suicídio e riscos de suicídio. ( ) Visto que a ansiedade é fator significativo modificável para suicídio, ansiolíticos diminuem o risco de suicídio em pacientes Borderline. Sobre o transtorno afetivo bipolar: ( ) Sabe-se que o uso de valproato desloca drogas altamente ligadas a proteinas plasmáticas e seus sítios de ligação a proteinas. Ajustes de dosagens são necessários. ( ) Visto que o valproato não inibe o metabolismo da lamotrigina, ela deve ser iniciada com menos da metade da dose usual. Identifique a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Sobre as infecções oculares, analise os itens abaixo: I. Conjuntivite é uma úlcera de córnea. É uma infecção na córnea causada por bactérias, vírus ou fungos. II. Ceratite bacteriana é uma hemorragia que provoca vermelhidão nos olhos devido ao rompimento de vasos sanguíneos por traumatismo ou mudança de pressão no interior da cabeça. III. Conjuntivite Clamidiana ou Gonocócica é uma infecção da pálpebra interna, que normalmente afeta adolescentes e jovens sexualmente ativos. A incidência da infecção parece estar diretamente relacionada à atividade sexual. Está(ão) CORRETO(S):
Mulher de 35 anos comparece pela sexta vez, no intervalo de dois meses, à consulta com seu médico de família e comunidade com queixa de dor torácica em pontadas que piorava com estresse emocional e melhorava com massagem local com cânfora. Havia abandonado o emprego como diarista, pois as dores eram intensas. A paciente apresentava, como histórico, queixas de dor muscular generalizada, artralgias, dor torácica em pontadas, disúria, diarreia, sensação de plenitude gástrica, irregularidade menstrual, fraqueza de membros inferiores e amnésias. Apresentou receitas médicas com prescrição de paracetamol, omeprazol e soro de reidratação oral. Os sintomas e sinais iniciaram-se há oito anos com piora progressiva. O exame clínico, os exames laboratoriais, o ECG e a radiografia de tórax não apresentavam alterações dignas de nota. Levou à consulta uma tomografia computadorizada de crânio (realizada após consulta com neurologista através do plano de saúde, há três meses) considerada normal. Apesar de exames sem alterações, o médico ficou confuso e irritado, pois a paciente e sua família estavam em real sofrimento psíquico com o quadro e cobraram um “diagnóstico e tratamento”. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso acima?
Compartilhar