Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Na investigação das duas causas mais frequentes de infertilidade conjugal, em nosso meio, os primeiros exames que devem ser solicitados ao casal, são:

A
Espermograma e biópsia endometrial no 21º dia do ciclo
B
Biópsia endometrial do 18º ao 21º dia do ciclo menstrual e USG pélvica
C
Histerossalpingografia e espermograma
D
Espermograma e teste pós-coito
E
Monitorização da ovulação pela USG pélvica e espermograma
Você atende no ambulatório mulher de 32 anos com queixa de queimação epigástrica e plenitude pós-prandial. Não há história de uso recente de quaisquer medicações e o exame físico é normal. Para avaliar doença ulcerosa péptica nessa paciente, qual dos testes abaixo deve ser solicitado?
Os problemas proctológicos mais frequentemente encontrados no puerpério (até 2 meses após o parto) são:
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
O exame complementar do quadril mais adequado para a confirmação do diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril de um recém-nascido de 22 dias, é:
Compartilhar