Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na investigação de diarreia crônica, a biópsia intestinal tem papel importante nas seguintes doenças:

A
amiloidose e insuficiência pancreática.
B
linfangiectasias e doenças hepáticas.
C
doença de Whipple e abetalipoproteinemia.
D
doença celíaca e deficiência de dissacaridases.
E
linfoma e síndrome do intestino irritável.
Associe o quadro clínico ao diagnóstico mais provável: I. Criança, 6 anos, nódulo cístico na borda anterior do esternocleidomastoide. II. Homem, 65 anos, tabagista e etilista com nódulo endurecido na borda anterior do esternocleidomastoide D e perda de peso. III. Homem, 65 anos, com nódulo endurecido na fossa supraclavicular esquerda e perda de peso. IV. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical endurecido em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina e prurido cutâneo. V. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical abscedado em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina:
R.S.A., 38 anos, costureira há 19 anos, apresenta sintomas de formigamento dos três primeiros quirodáctilos das mãos, mais intenso à direita; dor no punho com irradiação para cotovelo e fraqueza nos braços. Relata que, frequentemente, acorda à noite com dor e sente dificuldade para pentear o cabelo. Este quadro representa a compressão do nervo:
Ao avaliar uma criança entre o 1º e 2º mês, podemos encontrar como sinal de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor: I – Uma hiper e hipotonicidade na posição de pé ou quando suportado na posição ventral; II – Não estabelece nenhum tipo de interação, nunca segue a face humana e não sorri; III – Não se mantém em situações de alerta, nem por breves momentos. Quais das alternativas estão corretas?
Sobre a abordagem das infecções perinatais, assinale a alternativa correta.
Compartilhar