Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na investigação de diarreia crônica, a biópsia intestinal tem papel importante nas seguintes doenças:

A
amiloidose e insuficiência pancreática.
B
linfangiectasias e doenças hepáticas.
C
doença de Whipple e abetalipoproteinemia.
D
doença celíaca e deficiência de dissacaridases.
E
linfoma e síndrome do intestino irritável.
Mulher, 55 anos, apresenta formigamento em ambas as mãos, não associado a esforço ou atividade manual intensa. Sem doença pregressa. Ao exame físico, apresenta teste de Phalen positivo e, ao teste discriminativo digital, refere diminuição da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio. ENMG recente aponta lentificação da velocidade sensitiva e motora do estímulo no punho. A síndrome mais provável dessa paciente é a do:
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Assinale a alternativa incorreta.
Lactente de um ano de idade, nascido a termo e com peso adequado, é atendido em uma consulta de puericultura. Os pais trazem a criança regularmente e ela está com o esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde rigorosamente em dia. Quais vacinas você orientaria para a criança receber nesta visita, seguindo o calendário do Ministério da Saúde?
Compartilhar