Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Na investigação de infecção congênita em um recém-nascido, a ultrassonografia transfontanelar demonstrou a presença de calcificações cerebrais periventriculares. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Sífilis congênita.
B
Toxoplasmose congênita.
C
Rubéola congênita.
D
Infecção congênita por herpes vírus.
E
Citomegalovirose congênita.
Ligamento formado pelo periósteo e pela fáscia ao longo do ramo superior do púbis. Essa estrutura é posterior ao trato iliopúbico e forma a borda posterior do canal femoral com importância anatomocirúrgica:
No tratamento inicial das queimaduras na fase pré-hospitalar, são corretas as seguintes providências:
Para um paciente com dor torácica, descrita como dilacerante, localizada na região anterior do tórax, irradiada para a região interescapulovertebral, formula-se a hipótese de dissecção aórtica. O RX de tórax mostra alargamento do mediastino superior e borramento do botão aórtico. Considere as seguintes condutas quanto a sua adequação. I - Iniciar nitroprussiato de sódio mantendo infusão contínua com vistas a manter a pressão sistólica 100-120 mmHg. Simultaneamente, administrar betabloqueador (propranolol) para manter a FC em torno de 60 bpm. II - Realizar aortografia que é o exame padrão para o diagnóstico. III - Realizar tomografia computadorizada ou ecocardiografia que podem auxiliar o diagnóstico. Assinale a alternativa correta:
São métodos cirúrgicos utilizados para controle de sangramento agudo de varizes esofágicas, EXCETO:
Compartilhar