Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Na investigação de infecção congênita em um recém-nascido, a ultrassonografia transfontanelar demonstrou a presença de calcificações cerebrais periventriculares. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Sífilis congênita.
B
Toxoplasmose congênita.
C
Rubéola congênita.
D
Infecção congênita por herpes vírus.
E
Citomegalovirose congênita.
Você pode encontrar em uma criança saudável, com 4 meses de idade, as seguintes características:
"Fratura é uma ruptura na arquitetura normal do osso. Nas lesões pediátricas, as fraturas podem incluir uma lesão localizada na placa cartilaginosa de crescimento ou uma lesão através desta placa que pode não ser evidente radiologicamente". Sobre os tipos de fratura é correto afirmar:
É um sinal de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em um bebê com 2 meses de vida:
Uma mulher de 32 anos de idade, com SIDA e se apresenta com antecedente de três semanas de dispneia ao esforço progressiva. A paciente é indigente e não está tomando medicamentos. Observa-se taquipneia com frequência respiratória de 42/min e saturação inicial de oxigênio de 84% em ar ambiente. Radiografia de tórax mostra infiltrados reticulonodulares bilaterais. Há forte suspeita de infecção por Pneumocytis carinii (P. jiroveci). Inicia-se terapia com clindamicina e primaquina, já que a paciente apresentou previamente reação alérgica e sulfas. Vinte e quatro horas depois a paciente desenvolve insuficiência respiratória hipoxêmica, é intubada e colocada em ventilação mecânica. Qual das seguintes afirmações com respeito a sua atenção é verdadeira?
Compartilhar