Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na isquemia aguda mesentérica podemos dizer:

A
Desde o advento da heparinização, não é necessário o tratamento cirúrgico de urgência, pois seu uso diminuiu o índice de mortalidade
B
A isquemia intestinal aguda pode ser devida à oclusão das veias mesentéricas
C
A isquemia intestinal aguda não pode se desenvolver sem obstrução vascular mecânica
D
A realização de estudo angiográfico prévio a laparotomia exploradora não altera o prognóstico da doença
E
Na trombose da artéria mesentérica superior em sua origem o comprometimento vascular sempre poupa o duodeno e o cólon direito
Durante uma consulta de puericultura, você observa um estrabismo convergente permanente no olho esquerdo de uma criança hígida de 10 meses de idade. Não há outras anormalidades ao exame físico. O peso, comprimento e o desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados. A melhor conduta para este caso é:
Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo. Logo após o nascimento, o mesmo estava em apneia e FC > 100 bpm sendo levado para o berço aquecido e realizado os passos iniciais em 30 segundos. Como não houve resposta, foi iniciada ventilação com balão e máscara a 21% e colocado pulso oxímetro para monitorizar a saturação de oxigênio. Permaneceu em apneia e a FC = 80 bpm. A conduta mais apropriada a seguir é:
A fibrose cística (mucoviscidose):
Em relação ao testículo criptorquídico, considere as assertivas abaixo. I - quando associado a hérnia inguinal clínica, deve-se indicar cirugia para correção concomitante da hérnia e da criptorquidia no momento do diagnóstico, independentemente da idade. II - A incidência de criptorquídia aumentou nos últimos anos, tendo sido a contaminação ambiental com exposição materna a componentes estrogênicos implicada como um dos fatores de risco. III - Durante os períodos pré-escolar e escolar o reflexo cremastérico é mais pronunciado e há aumento da ocorrência de testículos retráteis devido aos baixos níveis de andrógenos. Quais são corretas?
Compartilhar