Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Na litíase biliar, a icterícia causada pela impactação de um grande cálculo na bolsa de Hartmann, que obstrui mecanicamente o hepatocolédoco, caracteriza a síndrome de:

A
Charcot
B
Mirizzi
C
Reynolds
D
Calot
E
Mac Vay
Paciente de 54 anos apresenta-se com aumento de volume abdominal, com seis meses de evolução, associado à fadiga. Há uma semana tem dor abdominal difusa. Ao exame, apresenta-se hipocorado, pipartote e macicez móvel positivos, com abdome tenso. Realizou paracentese de alívio, a qual evidenciou líquido amarelo citrino, com 540 leucócitos/mm³, 52% de polimorfonucleares, albumina de 1 g/dl, LDH de 113 U/l. Exames séricos apresentaram: albumina: 2,6 g/dl, LDH de 120 U/l. Assinale a alternativa que contém diagnóstico e conduta adequados para o caso mencionado. (RUNYON, B. A., Hepatology, 2009. v. 49, n. 6, p. 2.087-2.107)
Em relação aos cuidados perioperatórios, é correto afirmar que: (ARQUIVO BRASIELIRO DE CARDIOLOGIA. Diretriz de Avaliação Perioperatória, 2007; 88(5): e139-e178)
Das alternativas abaixo, assinale qual o melhor tratamento para um paciente que apresenta hemorroidas grau II. (CORMAN, Marvin L. Colon and Rectal Surgery, p. 42 a 71)
Uma paciente de 28 anos chega ao pronto-socorro com queixa de dor na fossa ilíaca direita há 24 horas. O quadro iniciou com um episódio de desconforto no epigástrio, vômito e hiporexia. Ao exame, você observa sinal de Blumberg no ponto de Mc Burney, sinal de Rovsing positivo, ruídos hidroaéreos presentes, mas diminuídos. A temperatura é de 37,8ºC. Ela negava queixas urinárias ou ginecológicas. A última menstruação foi há 20 dias, normal. Diante desse quadro, você supõe que se trata de uma apendicite aguda e indica uma cirurgia que faz por meio de uma incisão obliqua na fossa ilíaca direita (incisão de Mc Burney). Encontra um apêndice na posição mesoileal com plastrão apendicular e abscesso periapendicular bloqueado. Assinale qual das seguintes alternativas apresenta a complicação mais esperada no pós-operatório. (MEDEIROS, E. A. S., et al. Prevenção da infecção hospitalar. Projeto diretrizes: Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Infectologia. Disponível em: <www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/065.pdf>. ago. 2001)
Compartilhar