Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na mola completa encontramos:

A
Embrião
B
Membranas
C
Cordão umbilical
D
Hemácia fetal
E
Hiperplasia difusa do cito e sincíciotrofoblasto.
Mãe ansiosa leva seu filho menor, lactente de 10 meses, ao posto de saúde próximo à sua residência para avaliação pediátrica, pois acha que o mesmo não está se desenvolvendo como o filho da vizinha que tem a mesma idade. Baseando-se nos marcos do desenvolvimento neuro-psicomotor adequado, qual dos dados abaixo justificaria a preocupação desta mãe?
Segundo a 10ª Edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), são critérios para definir a dependência de uma substância, EXCETO:
Sobre hérnias inguinais, a correlação INCORRETA é:
Assinale a alternativa que complementa CORRETAMENTE a conduta explicitada a seguir. José, 43 anos de idade, serralheiro, vem ao Centro de Saúde relatando cefaléia holocraniana há três dias, pior na nuca, em pressão, sem febre, sem tontura, náusea, vômito ou escotomas, de início insidioso. Refere alimentação normal, urina e fezes normais, sem patologias pregressas dignas de nota. Tomou um comprimido de dipirona e depois de AAS 500 mg sem melhora ontem, e hoje de novo. Solicita exame de tomografia da cabeça. Ao exame físico, refere dor à palpação do trapézio em nuca e região supra e interescapular, que estão contraídas, pressão arterial normal, sem sinais meníngeos nem outras alterações ao exame físico. Quanto à melhor conduta em relação às demandas do paciente, considerando o diagnóstico mais provável, além de prover tratamento farmacológico, o médico deve:
Compartilhar