Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na mola completa encontramos:

A
Embrião
B
Membranas
C
Cordão umbilical
D
Hemácia fetal
E
Hiperplasia difusa do cito e sincíciotrofoblasto.
São critérios que permitem a retirada da cânula de traqueostomia, EXCETO:
Recém-nascido do sexo masculino com idade gestacional de 40 semanas, peso de nascimento de 3200 gramas, nasceu de parto vaginal, Apgar 8 e 10, atendimento na sala de parto sem intercorrências. Com 30 horas de vida, evoluiu com distensão abdominal progressiva, estase pela sonda orogástrica de aspecto bilioso, ainda não eliminou mecônio. Irmão de quatro anos com diagnóstico de mucoviscidose. Qual o diagnóstico etiológico mais provável?
Paciente de 24 anos de idade em tratamento de infertilidade após várias tentativas de indução da ovulação apresentou quadro compatível com síndrome de hiperestimulação ovariana classificada como moderada. Que critério (s) permite (m) esse diagnóstico?
Paciente de 2 anos com história de fezes amolecidas, volumosas e brilhantes 8x/dia. História pregressa de 3 episódios de pneumonia. Ao exame: peso e estatura abaixo do 3º percentil. Hemograma: Hb = 12, leucócitos 2.500, 2% bastões, 10% segmentados, 2% eosinófilos, 86% linfócitos, plaquetas 250.000. Radiografia de ossos longos demonstra condrodisplasia metafisária. Qual o diagnóstico?
Compartilhar