Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Na nefropatia diabética, principalmente nas fases mais precoces, é possível e recomendável iniciar medidas terapêuticas eficazes, com bom nível de evidência, para retardar a progressão da doença renal. Além do controle glicêmico e pressórico intensivos, qual das seguintes medidas encontra, de modo independente, boa evidência como sendo nefroprotetora?

São complicações precoces da banda gástrica ajustável:
Um paciente de 87 anos comparece ao hospital por comportamento agressivo. Paciente estava em casa, clinicamente bem, quando há um dia familiares referem alteração do comportamento, agressividade, fala desconexa e agitação psicomotora. O diagnóstico será dado mais provavelmente por:
Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32 apresenta os seguintes resutados de exames: Ureia: 80mg%; Creatinina: 3,2mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL:28; LDL:170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Sua principal hipótese para a disfunção renal detectada seria:
Jogador de futebol profissional sofreu, em uma partida oficial, trauma em valgo no joelho direito que o impediu de se levantar do solo, tendo sido retirado na maca. Que sinal, dentre os abaixo, deverá ser positivo para esse tipo de trauma?
Compartilhar