Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Na Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM):

A
as manifestações clínicas são resultantes de hipossecreção hormonal
B
a transformação dá-se por um padrão de herança autossômica dominante, com elevada penetrância e manifestação clínica variável
C
o carcinoma medular de tiroide está presente em 30% dos casos
D
os adenomas produtores de ACTH são os mais frequentemente associados à NEM-1
Uma paciente do sexo feminino, 52 anos, dor em hipocôndrio direito recorrente, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou lesão polipoide na vesícula, séssil, com 9 mm de diâmetro, com colelitíase associada. A melhor conduta é:
Sobre carcinoma gástrico, assinale a alternativa correta.
Um paciente masculino, 23 anos, previamente hígido, chega ao Serviço de Emergência trazido pelo SAMU, vítima de ferimento por arma branca na parede anterior do abdome, na região hipogástrica, com aproximadamente 1 cm, sem sangramento aparente. Após receber 2.000 ml de cristaloide, a vítima apresenta pressão arterial média 58 mmHg, FC 130 bpm. Ao exame físico, paciente está corado, o abdome é flácido à palpação e os ruídos hidroaéreos são audíveis. A conduta mais adequada a ser realizada, no caso descrito, é:
M.S.P. é uma mulher de cor negra, que foi encaminhada ao ambulatório do HU, após receber o diagnóstico de polimialgia reumática. Está sendo tratada com prednisona 20 mg/dia e fazendo reposição hormonal (estrogênio e progesterona conjugados). Qual dos seguintes regimes terapêuticos, você recomendaria neste caso?
Compartilhar