Na pancreatite aguda, a imagem radiológica denominada “colo amputado” caracterizada pela observação à radiografia simples de abdome de segmento do colo transverso distendido, com presença de gás em seu interior e nível hidroaéreo, é devida a (ao):
A
processo infeccioso do pâncreas que se estende até o colo.
B
processo inflamatório do pâncreas, que pelo edema infiltra o mesocolo transverso comprometendo parcialmente sua vascularização e deixando este segmento parético.
C
ação das enzimas pancreáticas sobre a mucosa colônica.
D
saponificação das gorduras do mesocolo, fato que pode ocorrer na pancreatite grave.
E
esta imagem radiológica, somente ocorre na necrose do colo transverso, que pode ser secundária à pancreatite necrotizante.
Outras questões
Uma das associações mais claras em epidemiologia é a relação causal entre tabagismo e câncer de pulmão - o risco relativo de desenvolvimento de câncer de pulmão em um tabagista é de 20 vezes maior. A estimativa de incidência para o ano de 2008 de neoplasias de traqueia, brônquios e pulmão, no Brasil, é de 17.810 homens, a uma taxa bruta de 18,86 a cada 100.000, e 9460 mulheres, a uma taxa bruta de 9,72/100.000. É a segunda neoplasia mais comum em homens e a quarta em mulheres. Com base nesses dados, pode-se afirmar que:
Paciente politraumatizado deu entrada no pronto socorro com lesão neurológica grave, hipotenso e em coma, necessitou ser intubado durante o atendimento inicial pela gravidade do seu quadro clínico. Na sala de trauma o ortopedista observou grande edema da perna direita com sinais de esmagamento e extensa lesão de partes moles com uma fratura fechada cominutiva do 1/3 proximal da tíbia (Tscherne III). Com relação ao diagnóstico de síndrome compartimental a conduta correta é:
Quanto à cetoacidose, marque a alternativa correta.
Paciente feminina, 42 anos, com história familiar de dislipidemia, vem à consulta com os seguintes exames: colesterol total = 320 mg/dL; HDL = 32 mg/dL; triglicerídios = 655 mg/dL. Qual a conduta mais adequada?