Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na pancreatite aguda, qual a melhor conduta em relação à alimentação?

A
Jejum por 72 horas.
B
Dieta parenteral.
C
Dieta por jejunostomia.
D
Dieta por gastrostomia.
E
Dieta enteral precoce.
Com relação às lesões do trato genitourinário em acidente de automóvel pode-se afirmar que:
Mulher de 45 anos apresenta, há cinco anos, episódios de fenômeno de Raynaud, em uso de nifedipina. Evolui nos últimos três meses com disfagia, edema com sinais flogísticos nos quirodáctilos, artrite de pequenas articulações das mãos com rigidez pós-repouso de 30 minutos e dispneia a esforços. Seu exame físico revela dedos em salsicha, telangiectasias em tórax e P2 hiperfonética com choque valvar em área pulmonar. O marcador sorológico mais específico para o quadro descrito é o anticorpo:
Paciente feminina de 43 anos procura médico por quadro de vertigem e visão dupla desencadeadas na mirada lateral, sem outros sintomas associados. Exame neurológico mostra dificuldade de adução do olho esquerdo e nistagmo na abdução do olho direito, sem alteração no restante da motricidade ocular extrínseca ou intrínseca; o reflexo de convergência é normal, bem como as pupilas. O diagnóstico principal para este caso é:
Mãe deu entrada na maternidade com quadro de descolamento placentário. Realizada cesárea de urgência. Recém-nascido a termo, banhado em mecônio espesso, Apgar 1 e 3, reanimado na sala de parto. Desenvolve, nas primeiras horas de vida, desconforto respiratório grave, cianose, pulsos débeis e convulsões. O quadro apresentado se deve principalmente à:
Compartilhar