Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Na patogênese do linfoma MALT gástrico, qual o principal carcinogênico?

A
bactérias gram-positivas.
B
bactérias gram-negativas.
C
helicobacter pylori.
D
bebidas destiladas.
E
hipocloridria.
Durante uma consulta de puericultura, você observa um estrabismo convergente permanente no olho esquerdo de uma criança hígida de 10 meses de idade. Não há outras anormalidades ao exame físico. O peso, comprimento e o desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados. A melhor conduta para este caso é:
A Persistência do Canal Arterial é mais comum em mulheres e está associada à Síndrome da Rubéola Congênita. São manifestações clínicas comuns desse quadro, EXCETO:
J.F.S., paciente do sexo masculino, com 40 anos de idade, casado, desempregado, residente no bairro de Nova Descoberta (Recife – PE), consome bebida alcoólica de forma abusiva. Foi diagnosticado como um caso novo de tuberculose pulmonar. Quando estava no final do 3º mês com o Esquema I (2RHZ/4RH), abandonou o tratamento e só retornou ao Serviço de Saúde após 6 meses. O médico que o atendeu deve indicar um novo esquema de tratamento para tuberculose, recomendado pelo Ministério da Saúde, que, além de rifampicina, isoniazida e pirazinamida, inclua:
Durante a consulta de primeiro mês de um lactente de parto vaginal a termo, sem nenhuma intercorrência, você observa que a criança está estrábica. A conduta a ser tomada nessa situação será:
Compartilhar