Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Na pesquisa do câncer de endométrio:

A
O teste Papanicolau é o melhor screening.
B
O teste da progesterona não revela a patologia endometrial.
C
A ultrassonografia transabdominal é o melhor método.
D
A maioria das pacientes apresenta sangramento vaginal.
E
A histeroscópia não identifica neoplasia endometrial.
Renato, sete meses, foi levado ao Posto de Saúde, pois chorou muito à noite. Apresentava fácies de dor, sem febre. Havia dor à mobilização do pavilhão auricular, edema e eritema concêntrico do conduto auditivo externo; membrana timpânica não visualizada; linfonodomegalia periauricular. Retornou para revisão e acompanhamento pediátrico uma semana depois. Aos 10 dias de vida recebeu as vacinas preconizadas, não dando sequência ao calendário vacinal. Ao exame físico: tumoração vermelho vivo, compressível, medindo 4 cm em seu maior diâmetro, na região deltoide e sinais de desnutrição preteico-calórica. Peso= 6.800 g e estatura = 65 cm ( percentil <3 para peso e altura); ausência de sorriso social e de contato ocular com o examinador ou com membros da família. Exames laboratoriais: Hemácias - 2.5000.000/ul; Htc: 27% ; Hb: 7.5 g/dl; VGM: 108 fl; HGM: 30 pg; CHGM: 27.7; RDW: 16.5 %; Reticulócitos: 0.3%; Plaquetas: 25.000/ul ; Leucometria total: 2.200/ul (0-3-0-0-5-38-42-12). Hematoscopia: série vermelha com poiquilocitose (hemácias em lágrima, ovalócitos, raras hemácias em alvo), ansiocitose intensa, predomínio de macrocitose, apesar da presença de micrócitos. Neutrófilos gigantes e plurisegmentados, ausência de blastos no sangue periférico. Para atualizar o calendário vacinal de Renato será necessário:
Paciente chega ao HUGO após queda de moto com dor em perna direita com deformação e limitação funcional do membro afetado. Ao exame físico: fratura exposta maior que 1 cm de extensão, sem dano excessivo das partes moles, sem retalho ou avulsão. A Radiografia confirma a fratura de tíbia e fíbula. Qual o grau da lesão segundo a classificação de Gustilo e Anderson?
Paciente masculino, 20 anos, mão direita dominante, sofreu corte com vidro em região palmar do punho direito, há cerca de 2 horas. Ao exame, apresenta lesão de tendões flexores do terceiro e quarto dedos e do nervo mediano. Qual a melhor conduta?
Em relação ao câncer de bexiga, são apresentadas as seguintes assertivas: I. O tipo histológico mais comum de câncer de bexiga é adenocarcinoma. II. O melhor método diagnóstico para esta neoplasia é a RM de pelve. III. Tabagismo é fator de risco importante para indivíduos de ambos os sexos.
Compartilhar