Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Com relação à infecção relacionada com cateter vascular em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A fibronectina é uma das diversas proteínas do sangue que se ligam ao cateter e predispõem a colonização por estafilococos.
B
O cateter venoso central inserido via subclávia tem maior índice de infecção que o cateter inserido pela veia jugular interna.
C
A remoção do cateter com infecção aumenta a chance de cura da infecção.
D
A troca rotineira do cateter não auxilia na prevenção da infecção.
E
Contaminação a partir das linhas de soro ocorrem principalmente por bactérias gram-negativas.
São critérios menores de Jones para a classificação diagnóstica de Febre Reumática, EXCETO:
Uma recepcionista de 38 anos apresenta dor no Hipocôndrio Direito (HD), que se irradia para a escápula homolateral. Relata também náuseas e vômitos biliosos. Ao exame físico, está febril (38°C), tem massa palpável no HD e o sinal de Murphy é positivo, o que ocorre quando há:
Episódios reacionais ou estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae, reações essas que se apresentam através de episódios inflamatórios agudos ou sub-agudos. Podem acometer tanto os pacientes paucibacilares como os multibacilares. Assinale a ALTERNATIVA INCORRETA:
Nenhum medicamento é inócuo, podendo acarretar reações adversas que comprometem qualidade de vida e, eventualmente, sobrevida. É INCORRETO afirmar que: Referência: FUCHS, F.D., WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.D. Farmacologia clínica. Terceira edição. Editora Guanabara Koogan, 2004.
Compartilhar