Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na pré-eclâmpsia observa-se que a produção de endotelina e prostaciclina encontra-se, respectivamente:

A
diminuída e aumentada
B
inalterada e diminuída
C
aumentada e diminuída
D
aumentada e inalterada
E
diminuída e inalterada
Dentro da avaliação perioperatória, assinale a alternativa INCORRETA
Criança com diarreia aguda, 15 vezes/dia, líquida, amarela, sem sangue ou pus, chegou na emergência pálida, enchimento capilar 5 segundos, pulso fraco, sonolência, taquicardia, taquipneia e sem urinar. Foram necessárias 3 etapas de expansão para a sua recuperação hemodinâmica e a eliminação da primeira diurese. Caso seja uma oligúria fisiológica podemos encontrar:
Laura, 25 anos, chegou ao Pronto-Socorro, com a seguinte queixa: "acho que vou morrer". Afirmava que, nos últimos dois meses, apresenta súbitos episódios de medo e desconforto intenso com palpitações, tremores, dificuldades para respirar, sensação de sufocação, tontura, sensação de que vai morrer ou enlouquecer. Os episódios duram cerca de 20 minutos embora a paciente julgue que durem mais. Nega uso de drogas e abuso do álcool. Os resultados de exames físicos e laboratoriais estavam normais. O diagnóstico deste caso é de:
Sobre os riscos de infecção como complicação de procedimentos cirúrgicos potencialmente contaminados em pacientes com idade avançada, assinalar a alternativa CORRETA.
Compartilhar