Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na pré-eclâmpsia observa-se que a produção de endotelina e prostaciclina encontra-se, respectivamente:

A
diminuída e aumentada
B
inalterada e diminuída
C
aumentada e diminuída
D
aumentada e inalterada
E
diminuída e inalterada
Avalie as assertivas abaixo. I. São exemplos de sintomas negativos da esquizofrenia: embotamento afetivo, comportamento bizarro, neologismo. II. Alucinações auditivas características da esquizofrenia são as vozes de comando. III. A esquizofrenia simples caracteriza-se por pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril. Está (ão) CORRETA (S):
Mulher, 34 anos, em uso de ACO, apresenta dor em HD há cerca de 3 meses. Ecografia e TC de abdome demonstram lesão de 9 cm de diâmetro, subcapsular, no segmento 6, compatível com adenoma hepático. Em relação a este caso, são apresentadas as seguintes assertivas. I. As enzimas hepáticas devem estar elevadas nesta situação clínica. II. Existe possibilidade de transformação maligna e de sangramento espontâneo desta lesão. III. Em caso de ressecção completa da lesão, o uso de ACO pode ser retomado 90 dias após a cirurgia. Qual é a alternativa correta?
Em relação às características da infecção por Toxoplasma gondii em gestantes e em RN, são apresentadas as seguintes assertivas. I. Os RN de mães que se infectam no 3º trimestre da gestação apresentam comprometimento grave da doença. II. A maioria das mães de RN com toxoplasmose congênita é infectada antes da gestação. III. A maioria dos indivíduos infectados congenitamente e não tratados apresentará retinocoroidite até a adolescência. Qual a alternativa está correta?
Os benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos na prática médica. Em relação a este grupo farmacológico é correto afirmar que:
Compartilhar