Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na presença de uma distócia de ombro, o obstetra insere os dedos da mão vaginal atrás do ombro anterior do feto, tentando rodá-lo em direção ao tórax fetal. Esta manobra denomina-se:

A
manobra de McRoberts
B
manobra de Woods
C
manobra de Rubin II
D
manobra de Pajot
E
manobra de Rojas
Em Santa Catarina, o “teste do pezinho” inclui a dosagem da tripsina imunorreativa. Concentrações acima dos limites normais são sugestivas de fibrose cística, doença caracterizada por infecções pulmonares de repetição, desnutrição e diarreia crônica. Sobre a terapêutica, podemos afirmar que:
Homem, 42 anos, procura você para consulta por causa de dor lombar há 10 dias. Ao início era discreta, mas agravou-se e agora impede de trabalhar e andar. É pedreiro, nega trauma, febre, emagrecimento ou história médica anterior. A dor se irradia da região posterior da coxa direita até o tornozelo. A extensão do membro é muito dolorosa, mas a força de extensão do hálux é normal e, também, são normais os reflexos aquileu e patelar. Pode-se afirmar, EXCETO:
Em doente politraumatizado, com fratura de face, não deve ser considerado como prioridade:
Paciente encontrado após tentativa de suicídio por enforcamento com o corpo em suspensão completa, em ponto fixo por meio de um laço que constringe o pescoço. Paciente apresentava congestão crânio-facial, sufusões hemorrágicas nas conjuntivas, máscara equimótica e protrusão da língua. Qual é a fratura típica do enforcado?
Compartilhar