Na primeira consulta de pré-natal, paciente de 32 anos, 2G 1P normal há 2 anos, informa ter tipo sanguíneo O Rh negativo. Não sabe qual o tipo sanguíneo do seu filho nem do pai do bebê que está esperando. O obstetra solicita teste de coombs indireto, que é positivo (menor que 1/16). Está com 8 semanas de gestação. O que deve ser feito?
A
Prescrever gamaglobulina hiperimune anti-D imediatamente, na 28ª semana e imediatamente após o parto.
B
Solicitar tipagem sanguínea do pai. Se for Rh positivo, está indicada gamaglobulina hiperimune anti-D na 24ª semana.
C
Prescrever gamaglobulina hiperimune anti-D após o parto apenas se o recém-nascido for RH positivo.
D
Realizar transfusão fetal intrauterina após 25 semanas pelo risco de síndrome de anemia fetal por aloimunização Rh.
E
Acompanhamento mensal com dosagem de anticorpos irregulares antieritrocitários e dopplervelocimetria de artéria cerebral média.
Outras questões
Pré-escolar de 4 anos com quadro febril iniciado há 12 horas evoluiu há 2 horas com uma convulsão clônica com duração de 20 minutos. Mãe levou à emergência onde encontrava-se alerta 30 minutos após crise e febril com temperatura de 39°C. Considerando o diagnóstico mais provável, é correto afirmar:
Homem de 34 anos caiu de uma árvore e teve fratura e luxação no cotovelo esquerdo. Exame físico: ausência de pulsos braquial, radial e ulnar, e perfusão da mão lentificada. A conduta é:
Homem de 25 anos é submetido à orquiectomia radical para tratamento de um tumor de testículo não seminomatoso misto, sem invasão vascular. No pós-operatório, o exame físico é normal e a tomografia de controle não evidencia lesões aparentes no tórax, abdome ou região pélvica. Porém, o marcador sérico Beta-hCG permanece persistentemente elevado um mês após a cirurgia. A melhor conduta consiste em
Mulher, 45a, obesa, refere dor no pé há 4 meses com piora progressiva. No momento apresenta dificuldade para caminhar, principalmente no período da manhã quando acorda. Parou de fazer caminhadas devido à dor. Exame físico: dor à palpação da face medial do calcanhar. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO: