Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na propedêutica pelo perfil biofísico fetal são marcadores agudos, EXCETO:

A
Movimentos corpóreos fetais
B
Movimentos respiratórios fetais
C
Alterações na cardiotocografia
D
Tônus fetal
E
Volume de líquido amniótico
Ao examinar um recém-nascido na sala de parto você identifica a ectoscopia lesões cutâneas pústulas superficiais, algumas rotas com colarinho de descamação fina, por vezes com mancha hiperpigmentada central e maculas hiperpigmentadas. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Dentre as abaixo, indique a anormalidade laboratorial sugestiva da presença do anticoagulante lúpico:
Pais levam seu filho de 10 meses de vida, 8900 gramas, para consulta com um cirurgião pediátrico. Relatam abaulamento intermitente em região inguinal esquerda, particularmente em situações de choro forte, e mudança importante de volume da região testicular direita, durante o dia. Ambos ocorrem desde o nascimento, sem observação pelos pais de melhora até hoje. Por outro lado, negam qualquer evento agudo que os levasse a pensar em dor relacionada aos achados descritos. Exame físico identifica testículos tópicos, com tamanho e textura normais, presença de hérnia inguinal à esquerda e hidrocele moderada à direita. O bebê não apresenta quaisquer outras comorbidades, a despeito de ter nascido prematuro (idade gestacional ao nascer de 33 semanas de gestação e peso ao nascer de 2.100 gramas). Permanecera em unidade de terapia intensiva neonatal durante seu primeiro mês pós-natal. Qual a melhor conduta para esse bebê?
A tosse representa um mecanismo de defesa importante na remoção de secreções excessivas e de corpos estranhos das vias aéreas. Apresenta-se como um dos sintomas mais comuns entre aqueles que levam pacientes a buscar atendimento médico. Com relação à tosse crônica, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar