Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, a magnitude da resposta é proporcional à magnitude do agente lesivo. As alterações se iniciam a partir da incisão cirúrgica e desencadeiam uma sequência de eventos endócrinos. Entre as respostas ao trauma, abaixo descritas, existe uma afirmativa que NÃO É VERDADEIRA. Assinale-a. Referência: MARGARIDO, N. F. Manual de Metabologia Cirúrgica. Editora Atheneu, 2009.

A
No período pós-operatório, ocorre a elevação de cortisol por 4 a 12 horas e em situações especiais, quando a agressão persiste por período maior, como nas queimaduras e infecções, esta elevação é mais prolongada.
B
As catecolaminas, epinefrina, adrenalina e noradrenalia aumentam no pós-operatório, permanecendo elevada por um período de até 48 horas nas cirurgias de grande porte.
C
Quando existem alterações da osmolaridade plasmática e da volemia com perdas superiores a 10%, a hipófise posterior secreta ADH (hormônio antidiurético) para reduzir ainda mais a perda de volume pela urina e ajudar a manter a volemia.
D
O efeito hipofisário-córtico-suprarrenal, com liberação de corticosteroides, induz os efeitos catabólicos e este cortisol mais a insulina induzem a produção de glicose.
E
A epinefrina em conjunto com opióides endógenos têm ações importantes como a broncodilatação, piloereção, aumento da frequência cardíaca, relaxamento esfincteriano e atonia intestinal pós-operatória.
Em relação a mielomeningocele é incorreto afirmar:
Lactente, 4 meses, amamentada em seio materno, apresenta dificuldade de sucção. É constipada, não sustenta a cabeça, não sorri e dorme muito. Nasceu de parto domiciliar, não realizou testes neonatais de triagem nem vacinas. O peso de nascimento foi em torno de 4 kg, teve icterícia na face e tronco durante todo o 1º mês de vida, mas não foi tratada. Ao exame, a pele é fria e seca, a boca entreaberta, a fontanela anterior ampla; está hipoativa, hipotônica, e apresenta hérnia umbilical de 2 cm de diâmetro. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esta criança?
Em um paciente com queimadura de face e tórax, sofridas no decorrer de um incêndio, e que apresenta chamuscamento de vibrissas nasais, suspeitou-se de lesão inalatória por fumaça. A broncoscopia solicitada revelou apenas hiperemia das vias aéreas e presença de fuligem infraglótica. A gasometria mostrou PaO2 = 90 mmHg e PaCO2 = 30 mmHg. A conduta inicial, nesse caso, deve incluir:
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
Compartilhar