Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, a magnitude da resposta é proporcional à magnitude do agente lesivo. As alterações se iniciam a partir da incisão cirúrgica e desencadeiam uma sequência de eventos endócrinos. Entre as respostas ao trauma, abaixo descritas, existe uma afirmativa que NÃO É VERDADEIRA. Assinale-a. Referência: MARGARIDO, N. F. Manual de Metabologia Cirúrgica. Editora Atheneu, 2009.

A
No período pós-operatório, ocorre a elevação de cortisol por 4 a 12 horas e em situações especiais, quando a agressão persiste por período maior, como nas queimaduras e infecções, esta elevação é mais prolongada.
B
As catecolaminas, epinefrina, adrenalina e noradrenalia aumentam no pós-operatório, permanecendo elevada por um período de até 48 horas nas cirurgias de grande porte.
C
Quando existem alterações da osmolaridade plasmática e da volemia com perdas superiores a 10%, a hipófise posterior secreta ADH (hormônio antidiurético) para reduzir ainda mais a perda de volume pela urina e ajudar a manter a volemia.
D
O efeito hipofisário-córtico-suprarrenal, com liberação de corticosteroides, induz os efeitos catabólicos e este cortisol mais a insulina induzem a produção de glicose.
E
A epinefrina em conjunto com opióides endógenos têm ações importantes como a broncodilatação, piloereção, aumento da frequência cardíaca, relaxamento esfincteriano e atonia intestinal pós-operatória.
Homem de 58 anos apresenta-se na emergência hospitalar com dor ocular direita intensa, associada a náuseas e vômitos. Relata que o quadro se iniciou há 1 dia, com piora progressiva e que, no início, percebia halos ao redor das luzes. Ao exame, apresenta olho avermelhado, congesto e pupila que permanece em estado de médio-midríase fixa. Nega outras doenças. Diante da apresentação clínica, qual o tratamento inicial mais apropriado para este paciente?
Menina de 5 anos apresenta tumoração na linha média anterior do pescoço, que se move com a protrusão da língua e com a deglutição. O provável diagnóstico é:
Uma criança de 3 anos é trazida ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica, há 10 horas. Tem sangue e muco nas fezes. O exame clínico revela massa palpável em quadrante inferior direito do abdome. Está hemodinamicamente normal. Melhor conduta:
Deve-se considerar a possibilidade de problema de desenvolvimento quando o menor de 28 dias de vida:
Compartilhar