Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Na síndrome nefrótica por lesões mínimas, qual dos achados clínico-laboratoriais abaixo é um sinal de mau prognóstico?

A
Proteinúria maciça.
B
Hipoalbuminemia.
C
Hipertensão arterial.
D
Hiperlipidemia.
E
Idade de acometimento entre 2 e 6 anos de idade.
Sobre Convulsão Febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia. ( ) Para a maioria dos pacientes, o tratamento profilático é dispensável. ( ) Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia. ( ) As CF podem preceder síndromes epilépticas. ( ) A idade da 1ª crise se relaciona a risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Sobre convulsão febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: () A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia; () Para a maioria dos pacientes o tratamento profilático é dispensável; () Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia; () As CF podem preceder síndromes epilépticas; () A idade da 1ª crise se relaciona ao risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Considere os achados abaixo: I. Presença de bronquiectasias; II. Presença de carcinoma brônquico; III. Presença de Streptococcus pneumoniae. Quais deles devem ser considerados na avaliação de um paciente que apresenta pneumonias de repetição ou pneumonias que não respondem a tratamento adequado?
Jovem de 22 anos, professora de educação infantil com carga horária de 40 horas semanais, consultou por quadro de disfonia que piora durante a semana e melhora quando faz repouso vocal. Não apresentava queixas vocais até o início de suas atividades profissionais há 6 meses. Informou ter rinite alérgica. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar