Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Na síndrome urêmica, por aumento da produção de citocinas (TFN-a, interleucina-6) e diminuição de interleucina-10, ocorre:

A
aumento de sensibilidade à eritropoetina.
B
diminuição da resistência à insulina.
C
aumento do catabolismo muscular.
D
diminuição do estresse oxidativo.
Homem de 52 anos de idade, tabagista de 1 maço/dia por 25 anos, apresentou infarto agudo do miocárdio há 20 dias e, após, parou de fumar. Refere estar com irritação, insônia, ansiedade e constipação. Está em uso de bupropiona 150 mg de 12/12h. A melhor conduta, além do aconselhamento com intervenção intensiva, é:
O tratamento de escolha para um lactente de 6 meses de idade que apresenta quadro de espasmos em flexão de membros, cabeça e tronco e ao eletroencefalograma apresenta hipsarritmia é:
A displasia do desenvolvimento do quadril, nova denominação para a antiga luxação congênita de quadril, tem como melhor diagnóstico em recém-nascido o estudo de imagem:
Paciente com 30 anos, masculino, hígido, subitamente apresenta quadro de dor abdominal em cólica, acompanhado de distensão abdominal e vômitos fecaloides. Nega qualquer intervenção cirúrgica abdominal prévia. O provável diagnóstico e o exame padrão-ouro a ser solicitado para comprovação são:
Compartilhar