Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Na síndrome urêmica, por aumento da produção de citocinas (TFN-a, interleucina-6) e diminuição de interleucina-10, ocorre:

A
aumento de sensibilidade à eritropoetina.
B
diminuição da resistência à insulina.
C
aumento do catabolismo muscular.
D
diminuição do estresse oxidativo.
Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:
Mãe percebe massa abdominal ao dar banho em sua filha de 3 anos. A criança está em bom estado geral e assintomática. A ultrassonografia revela um tumor de topografia intrarrenal. Diante desse quadro, qual o diagnóstico mais provável?
Um paciente politraumatizado, com ferimento penetrante no abdome produzido por projétil de arma de fogo, foi submetido a uma laparotomia exploradora. Durante a cirurgia, foram corrigidos vários danos às estruturas intra-abdominais. Ainda na sala de recuperação pós-anestésica, o paciente passou a apresentar distensão abdominal, oligúria, acidose metabólica, aumento da pressão venosa central, sinais de hipertensão intracraniana, sinais de insuficiência respiratória com hipercapnia e hipóxia, diminuição da complacência pulmonar e da capacidade residual funcional, além de hipotensão arterial. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para este paciente?
Homem, 38 anos, queixa-se de poliartralgia generalizada em grandes e pequenas articulações há 6 meses. Exame físico: sem sinais inflamatórios locais nem deformidades ou evidências de acometimento articular. A PRINCIPAL HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Compartilhar