Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Cirurgia Geral

Na terapia nutricional utiliza-se a fórmula de Harris-Benedict para:

A
cálculo do índice de massa corporal.
B
avaliação do estado nutricional.
C
cálculo do gasto energético basal (G.E.B.).
D
avaliação do balanço nitrogenado.
Em paciente com quadro de oclusão arterial aguda, a inviabilidade do membro isquêmico é caracterizada por:
Em paciente com baixa da acuidade visual e que ao exame de fundo de olho apresenta exsudatos duros na mácula, manchas algodonosas difusas e hemorragias puntiformes intrarretinianas sem anormalidades do calibre vascular, deve-se investigar:
Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, sem antecedentes patológicos, apresenta cefaleia súbita de forte intensidade, acompanhada de náusea, vômitos e rebaixamento da consciência. No exame clínico, além do rebaixamento da consciência, apresenta também discreta rigidez de nuca. Qual o primeiro exame complementar a ser solicitado?
A vigilância epidemiológica de uma UBS tomou conhecimento de um caso de rubéola em paciente com 25 anos, sexo feminino, que apresentava a seguinte história: aparecimento de algumas lesões eritematopapulosas no antebraço e abdome que se tornaram descamativas até desaparecerem. Não apresentou outros sintomas ou sinais e não teve febre durante toda a evolução do quadro. Consultou um médico 15 dias após o início do quadro que solicitou sorologia para rubéola "por se tratar de paciente do sexo feminino". O exame laboratorial foi efetuado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) que processou sorologia para rubéola e sarampo para os seguintes resultados: - ELISA para rubéola: IgM não reagente; - ELISA para sarampo: IgM e IgG reagentes. Com base nos dados da história e da sorologia, assinale a alternativa correta:
Compartilhar