A estenose mitral pura predomina no sexo masculino e a insuficiência mitral pura no sexo feminino.
B
A sequela da febre reumática, endocardite e coronariopatia estão entre as causas frequentes de insuficiência mitral.
C
Nas pacientes grávidas com sintomas cardiológicos recentes, na maioria dos casos a estenose mitral pura é mais bem tolerada que a insuficiência mitral pura.
D
Na insuficiência mitral pura, os fenômenos tromboembólicos são mais prevalentes que na estenose mitral pura.
E
Quando indicada cirurgia, deve-se sempre realizar plastias valvares na estenose mitral pura e colocação de próteses na insuficiência mitral pura.
Outras questões
Considerando o tratamento de rinossinusite crônica, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma alternativa aceitável?
Menino, 3 anos de idade, encaminhado da unidade básica de saúde para avaliação de tumor abdominal. A mãe afirma ter notado a presença desta alteração durante o banho na última semana. Refere que seu filho era previamente hígido e sem comorbidades, com exceção de episódios de febre baixa (38C), recorrente nos últimos 15 dias. Ao exame físico, nota-se criança em bom estado geral, eupneica, hidratada, hemodinamicamente normal; abdome com abaulamento em flanco esquerdo, relacionado à tumoração abdominal endurecida, pouco móvel, indolor, localizada a aproximadamente 8 cm do rebordo costal esquerdo. A Radiografia de abdome realizada na origem observa-se presença de imagem volumosa radiopaca, com efeito de massa em flanco esquerdo, deslocando alças intestinais para a direita e ausência de sinais radiológicos sugestivos de obstrução intestinal. Considerando a investigação do tumor abdominal na infância, qual é o primeiro exame de imagem a ser realizado e o diagnóstico mais provável para o caso clínico descrito?
Comparece em sua unidade uma gestante de 32 semanas buscando aconselhamento, pois o ultrassom pré-natal do primeiro trimestre evidenciou gastrósquise, no feto. Nas ultrassonografias de controle, notam-se alças intestinais não recobertas por membranas, com ausência de dilatações, exteriorizadas em relação à parede abdominal anterior associado a sinais de crescimento intra-uterino restrito. Dentre as alternativas, indique aquela que corresponde a MELHOR CONDUTA a ser tomada, neste momento.