Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Na valvopatia mitral pura é correto afirmar que:

A
A estenose mitral pura predomina no sexo masculino e a insuficiência mitral pura no sexo feminino.
B
A sequela da febre reumática, endocardite e coronariopatia estão entre as causas frequentes de insuficiência mitral.
C
Nas pacientes grávidas com sintomas cardiológicos recentes, na maioria dos casos a estenose mitral pura é mais bem tolerada que a insuficiência mitral pura.
D
Na insuficiência mitral pura, os fenômenos tromboembólicos são mais prevalentes que na estenose mitral pura.
E
Quando indicada cirurgia, deve-se sempre realizar plastias valvares na estenose mitral pura e colocação de próteses na insuficiência mitral pura.
No doente com trauma abdominal contuso, a lavagem peritoneal diagnóstica:
Lactente de 2 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, é arremessada de carro, pois não estava em uso de cadeirinha de proteção. É trazida pelos bombeiros à sala de emergência em uso de colar cervical, onde se encontra torporosa com resposta inespecífica à dor, sem abertura ocular. Pálida, sudorética, pulsos finos, FC: 160 bpm, FR: 35 irpm; entrada de ar diminuída difusamente; abdome distendido, com tatuagem traumática. Em relação à conduta imediata neste caso é CORRETO afirmar:
Paciente do sexo feminino, 51 anos, melanodérmica, apresenta colecistolitíase sintomática. Foi indicada colecistectomia laparoscópica. Exames clínicos pré-operatórios não revelaram quaisquer alterações. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que corresponde ao melhor conjunto de exames pré-operatórios de rotina para essa doente:
Em relação à intubação traqueal, podemos afirmar:
Compartilhar