Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Na valvopatia mitral pura é correto afirmar que:

A
A estenose mitral pura predomina no sexo masculino e a insuficiência mitral pura no sexo feminino.
B
A sequela da febre reumática, endocardite e coronariopatia estão entre as causas frequentes de insuficiência mitral.
C
Nas pacientes grávidas com sintomas cardiológicos recentes, na maioria dos casos a estenose mitral pura é mais bem tolerada que a insuficiência mitral pura.
D
Na insuficiência mitral pura, os fenômenos tromboembólicos são mais prevalentes que na estenose mitral pura.
E
Quando indicada cirurgia, deve-se sempre realizar plastias valvares na estenose mitral pura e colocação de próteses na insuficiência mitral pura.
O objetivo do acompanhamento pré-natal é o de assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável sem impacto para a saúde materna, incluindo os aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Sobre a Assistência Pré-Natal realizada nas Unidades de Saúde da Família, assinale a assertiva INCORRETA:
Criança de sete anos apresenta quadro de hipotomia muscular difusa e movimentos involuntários abruptos e breves, envolvendo a face, o tronco e as mãos. Os movimentos foram descritos como contorsivos e simétricos, impedem a criança de vestir-se. Sua fala é praticamente incompreensível e a grafia tornou-se ilegível. Considerando a principal hipótese diagnóstica, o tratamento indicado é:
Paciente do sexo feminino, 53 anos, portadora de depressão maior, diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica, em tratamento irregular, foi admitida na unidade de emergência com queixas de odinofagia, dor e tumefação em região cervical direita, além de febre de 39ºC e calafrios. Seu exame físico revelava exsudatos purulentos em amígdala direita e turgência jugular fixa e palpável homolateral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose com neutrofilia e elevação dos níveis de proteína C reativa, e a radiografia de tórax revelou a presença de infiltrados pulmonares cavitados bilateralmente. Um ecocardiograma transtorácico não evidenciou vegetações ou disfunção ventricular. A bactéria que mais provavelmente cresceu nas hemoculturas desta paciente, frente ao seu principal diagnóstico, foi:
Um paciente com encefalopatia metabólica frequentemente apresenta as seguintes manifestações clínicas, EXCETO:
Compartilhar