Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

NÃO é uma característica da desnutrição na forma de Kwashiorkor:

A
Albumina sérica baixa.
B
Gordura subcutânea ausente.
C
Esteatose hepática e hepatomegalia.
D
Anasarca.
E
Diminuição acentuada do apetite.
Um homem de 49 anos com história de hemoptise vai ao consultório. É solicitada uma radiografia de tórax que evidencia massa de 5 cm no lobo superior do pulmão direito. A punção com agulha fina da massa mostra células compatíveis com carcinoma anaplásico de pequenas células. Ao exame físico, são notados edema de face, edema dos pés e hipertensão sistólica. A cintilografia óssea não mostra metástases. A coloração imuno-histoquímica das células tumorais tende a ser positiva para:
Constituem causas de oligodrâmnio:
Uma criança de 15 meses apresentou febre elevada por 3 dias, tendo ocorrido convulsão febril no primeiro dia da doença. Permaneceu com bom estado geral. No quarto dia, exantema maculopapular generalizado, não voltando a apresentar febre. O agente etiológico mais provável é:
Mesmo sendo considerado um importante problema de saúde pública, o alcoolismo costuma ser identificado apenas em seus estágios finais, quando já ocorreram grandes perdas e as chances de reabilitação do indivíduo são menores. O consumo de álcool é, em geral, socialmente aceito, o que provoca grande dificuldade na classificação do estado em que se encontram os usuários. A alternativa que define o padrão e as implicações do consumo de álcool é:
Compartilhar