Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nas adolescentes, em nosso meio, a principal causa da anemia é:

A
Verminoses.
B
Deficiência de G6PD.
C
Deficiência alimentar de ácido fólico.
D
Perdas menstruais.
E
Distúrbios renais.
A propedêutica pulmonar em um quadro de pneumonia, na faixa etária de pré-adolescente, pode incluir a pecterilóquia, que é definida como:
Na investigação de hipoglicemia em recém-nascido de 20 dias de vida, gestação de termo sem intercorrências (Idade gestacional: 38 semanas), parto normal, Apgar 9/10, adequado para a idade gestacional (peso de nascimento: 3.350 g e comprimento de 49 cm), filho de pais consanguíneos, os seguintes resultados de exames foram constatados: glicemias de jejum = 21, 32 e 35 mg/dl; insulinas basais (dosadas juntamente com as mencionadas glicemias) = 23, 44 e 48 mU/L (VR: 2-19); peptídeo C = 7,22 ng/ml (VR: 0,36 - 3,59). Não apresenta sinais de sepse e necessita de VIG (Velocidade de Infusão de Glicose) elevada. A hipótese diagnóstica mais provável é de:
Mesmo sendo considerado um importante problema de saúde pública, o alcoolismo costuma ser identificado apenas em seus estágios finais, quando já ocorreram grandes perdas e as chances de reabilitação do indivíduo são menores. O consumo de álcool é, em geral, socialmente aceito, o que provoca grande dificuldade na classificação do estado em que se encontram os usuários. A alternativa que define o padrão e as implicações do consumo de álcool é:
Qual dos itens abaixo representa um fator de risco para "delirium" no idoso durante internamento hospitalar?
Compartilhar