Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Pediátrica

Nas anomalias congênitas do intestino grosso e ânus, é correto afirmar:

A
a duplicidade do cólon é frequente.
B
a incidência da doença de Hirschsprung é de 1 para cada 1000 nascidos vivos.
C
no megacólon congênito, na fase inicial de vida, é recomendada a colostomia.
D
a síndrome de Down é um fator protetor para doença de Hirschsprung.
E
na presença precoce de mecônio, o diagnóstico de imperfuração anal está feito.
Paciente relata que estava passeando pela praia quando iniciou, subitamente, lacrimejamento e dor em olho esquerdo por corpo estranho (areia). Ao ser atendido em uma unidade de atenção primária, o médico avalia que há hiperemia conjuntival e ausência de secreção purulenta. A conduta mais apropriada, nesse caso, é:
Paciente de 15 anos estava jogando futebol no domingo quando teve trauma em joelho à direita. Vem à unidade de saúde da família com dor à mobilização do joelho. Ao exame: hiperemia, aumento discreto de temperatura, aumento de volume, com presença de edema e ausência de crepitação. A conduta mais indicada nesse caso é:
Dentre os transtornos de ansiedade, alguns podem se manifestar durante o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Sobre esses transtornos, é CORRETO afirmar que:
No exame de rotina na Unidade Neonatal, é detectado Sinal de Ortolani positivo no quadril esquerdo de um recém-nascido a termo. A época ideal e o método de imagem mais adequados para confirmar o diagnóstico de doença displásica do quadril são:
Compartilhar