Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Ortopedia

Nas fraturas da criança, aquela que se apresenta com traço ao longo da placa fisária e se dirige para a região metafisária é classificada, segundo salter-harris, como um tipo:

A
I.
B
II.
C
III.
D
IV.
E
V.
Com respeito à hipertensão arterial é CORRETO afirmar:
Jovem de 19 anos sofreu trauma abdominal fechado. Está sendo submetido à laparotomia exploradora, com extenso inventário da cavidade abdominal. A cirurgia já dura 5 horas, foram administrados 5 litros de soro fisiológico a 0,9%, à temperatura ambiente e 4 concentrados de hemácias. Foi realizada gasometria arterial que revela pH = 7,15; PaO2 = 136 mmHg; PaCO2 = 36 mmg; bicarbonato = 12 mEq/L; excesso de base = - 8; saturação de oxigênio = 99%. O paciente apresenta sangramento microvascular difuso, inclusive de borda de ferida operatória, de difícil controle cirúrgico. Qual a combinação de diagnóstico e conduta mais adequada?
Um lactente de 12 meses apresenta, desde os 8 meses de vida, placas eritematosas recorrentes, associadas a prurido, localizadas na região malar e face extensora de membros. Tem surtos a cada 15 dias e refere piora nos períodos de frio. Com relação a esse paciente, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A presença de lesões pruriginosas nos familiares e prurido noturno confirmam dermatite atópica. ( ) A história familiar e pessoal de atopia confirma a hipótese clínica de dermatite atópica. ( ) Nesse paciente é importante o tratamento dos familiares, pois é doença de fácil contágio inter-humano. ( ) Nesse paciente é importante orientar a hidratar a pele, pois a barreira cutânea encontra-se alterada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar