Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Hematologia

Dermatologia

Reumatologia

Dermatologia

Nas hipercalcemias associadas a doenças granulomatosas, como tuberculose, sarcoidose ou ainda nos linfomas, o mecanismo fisiopatológico é:

A
Secreção ectópica de PTH (paratormônio).
B
Secreção de PTH-rP (peptídeo relacionado ao PTH).
C
Aumento de conversão de 25-(OH)-vitamina D para 1,25-(OH)-vitamina D.
D
Aumento da secreção de calcitonina.
E
Mutação no receptor do sensor de cálcio (CaSR).
As manifestações inflamatórias da artrite reumatóide costumam poupar, caracteristicamente:
A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:
Homem, 23a, teve o olho esquerdo atingindo por um fragmento de madeira. Exame físico: Olho esquerdo: ferimento cortante na esclera com evidência de saída de humor aquoso. A CONDUTA ANTES DA AVALIAÇÃO DO ESPECIALISTA É:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Você está andando no shopping sozinho e observa uma criança de mais ou menos 4 anos cair na sua frente. Você verifica que ela está inconsciente e não respira. Qual a conduta adequada a ser empregada?
Compartilhar