Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nas obstruções intestinais altas a consequência imediata mais importante é:

A
Hipovolemia condicionada pela falta de ingesta hídrica e das perdas líquidas e de eletrólitos por vômitos.
B
Ruptura de varizes esofageanas pelo esforço intenso ao vomitar seguidamente.
C
A acidose hipoclorêmica pela diminuição de água e eletrólitos seguida de hemoconcentração.
D
A insuficiência renal pela redução do fluxo sanguineo renal.
E
A perda de potássio condicionando alterações do ritmo cardíaco.
Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:
Em um paciente alcoolista é detectado um tempo de protrombina prolongado. Em relação a este achado, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança que se queixa de dor no ouvido e que, na observação, apresenta secreção purulenta no ouvido e tumefação dolorosa ao toque atrás da orelha deve ser classificado como mastoidite.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A febre amarela silvestre é clinicamente mais grave que a febre amarela urbana.
Compartilhar