Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nas obstruções intestinais altas a consequência imediata mais importante é:

A
Hipovolemia condicionada pela falta de ingesta hídrica e das perdas líquidas e de eletrólitos por vômitos.
B
Ruptura de varizes esofageanas pelo esforço intenso ao vomitar seguidamente.
C
A acidose hipoclorêmica pela diminuição de água e eletrólitos seguida de hemoconcentração.
D
A insuficiência renal pela redução do fluxo sanguineo renal.
E
A perda de potássio condicionando alterações do ritmo cardíaco.
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:
Mulher, 30a, com cólica renal esquerda há dois dias, dá entrada no Pronto Atendimento com febre de 39 °C e intensa dor lombar esquerda, com sinal de Giordano positivo. Trazia tomografia computadorizada de abdome sem contraste realizada no dia anterior, que mostrava um cálculo ureteral distal esquerdo de 6 mm de diâmetro associado a hidronefrose moderada, com densidade de 750 UH e distância pelecálculo de 7 cm. Realizou exame de urina que demonstrou leucocitúria acentuada e nitrito positivo. Após tratamento da dor e da febre, coleta de urocultura e hemocultura e início de antibioticoterapia, a conduta é:
A doença de Hirschsprung ou (X), ocorre em 1:5000 recém-nascidos, mais comumente no sexo (Y) em 80% dos casos, exceto nas formas familiares, em que ambos os sexos são acometidos igualmente. Em 15 - 20% dos afetados após os cinco anos de idade, a doença manifesta-se por (Z). Escolha a alternativa que melhor completa as letras “X”, “Y” e “Z”.
Compartilhar