Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Nas últimas três décadas a terapia nutricional na prática médica originou novos conceitos e mudaram substancialmente o prognóstico de diversas afecções gastroenterológicas. Entre as alternativas abaixo, assinale a incorreta em relação à avaliação nutricional de pacientes:

A
A relação entre o peso e a altura reflete o estado nutricional do paciente como um todo.
B
Para a avaliação das reservas de gordura é utilizada as medidas de pregas cutâneas.
C
Para a avaliação das reservas de proteínas somáticas é utilizada a medida da circunferência braquial.
D
Um sinal de desnutrição pode ser a perda máxima de 5% quando comparados o peso atual e o peso habitual do paciente.
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Com relação à Síndrome HELLP, considera-se que:
Ao interpretar o resultado do teste ergométrico de um aviador de 35 anos de idade, assintomático, o médico deverá considerar que:
Paciente de 25 anos, nulípara, chega ao consultório com amenorreia há 4 meses e diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos, com desejo de gestação o mais breve possível. Ao exame: acne grau I, oleosidade excessiva da pele, hirsutismo leve, IMC 31 kg/m². TSH, T4 livre, prolactina, DHEAS e testosterona são normais. Glicemia em jejum 105 mg/dl. Qual a opção terapêutica mais indicada para o caso?
Um enfermo com hipertensão arterial pulmonar primária, classe funcional II da NYHA, apresenta mínima redução daquela pressão após prova terapêutica aguda com adenosina endovenosa. Considerando os dados fornecidos a melhor opção terapêutica seria:
Compartilhar