Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Oftalmologia

Nas uveítes associadas com artrite juvenil crônica, é INCORRETO afirmar que:

A
20% dos casos são bilaterais.
B
O olho fica branco mesmo na presença de severa uveíte.
C
O envolvimento do segundo olho em casos unilaterais é raro após um ano.
D
25% dos casos são severos e respondem pobremente ao tratamento.
E
Cerca de 15% dos casos tem um curso que dura menos de 4 meses.
Com base em estudos epidemiológicos, um programa de saúde coletiva com enfoque preventivo deve prever a execução de colpocitologia oncótica para rastreamento do câncer de colo uterino, pelo menos a cada:
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 5 anos de idade apresenta lesão eritematosa com bordas sobrelevadas e palidez central, pouco pruriginosas, localizadas principalmente no tronco e na face. Apresenta também edema na face e nas pálpebras sem sensação de parestesia. Não apresenta sinais de comprometimento respiratório. Os sintomas tiveram início há 18 horas e não evoluíram com piora. Nessa situação, as drogas de escolha para o paciente são adrenalina e anti-histamínico H1. Caso não haja resposta, devem-se associar corticosteroides.
O que deve ser utilizado no tratamento da fibromialgia?
Paciente de 56 anos, branco, com história de alcoolismo de longa data. Ao exame físico: palidez cutâneo-mucosa.Trouxe hemograma compatível com Anemia Megaloblástica. Qual o mecanismo desta anemia nesta situação:
Compartilhar