Questões na prática

Psiquiatria

A anorexia nervosa é caracterizada pela recusa do (a) paciente em manter a forma e o peso corporais minimamente normais e demonstra acometimentos, sobretudo em mulheres sadias. É CORRETO AFIRMAR que nesses (as) pacientes pode ocorrer qual dos seguintes achados: Referência: HARRISON - Medicina Interna. Editora Mc Graw Hill, 17ª Edição, 2008.

A
Aumento da motilidade gastrointestinal levando ao rápido esvaziamento gástrico e intestinal.
B
Acrocianose.
C
Interrupção dos ciclos menstruais após a ocorrência da perda significativa de peso.
D
Diminuição das glândulas salivares.
E
Acidose hiperpotassêmica por auto-indução de vômitos
Segundo Stein, Zelmanowicz e Falavigna (2013), o rastreamento, também chamado de rastreio ou screening, pode ser definido como um processo que identifica pessoas aparentemente saudáveis, mas que poderiam apresentar maior risco de desenvolver uma doença ou maior probabilidade de ter uma determinada condição clínica; as quais, uma vez identificadas, se confirmadas com segurança, deveriam receber um tratamento capaz de reduzir o risco e/ou complicação da doença em questão. Com relação ao rastreamento de indivíduos assintomáticos, responda à questão seguinte. De acordo com as diretrizes de rastreamento no contexto da Atenção Primária em Saúde no Brasil, publicadas pelo Ministério da Saúde (Cadernos de Atenção Primária – número 29 – Rastreamento), avalie as opções a seguir: I – Recomenda-se o rastreamento de câncer de próstata usando dosagem anual de antígeno prostático específico (PSA) em homens assintomáticos com idades entre 75 e 85 anos. II – Recomenda-se o rastreamento para o câncer de cólon e reto usando pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou sigmoidoscopia, em adultos de ambos os sexos, com idades entre 50 e 75 anos. III – Recomenda-se o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres com idade inferior a 65 anos, sexualmente ativas e que tenham a cérvice (não histerectomizadas). IV – Não se recomenda o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres com idade maior que 65 anos, que já tenham um exame de Papanicolau normal e que não façam parte do grupo de alto risco para essa patologia. V – Recomenda-se o rastreamento de câncer da mama bianual por meio de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 74 anos. São recomendações de rastreamento para detecção precoce de câncer:
Homem de 48 anos vai ao ambulatório com história de hipertensão arterial diagnosticada há 2 meses, em uso regular de enalapril 20 mg/dia, queixando cansaço e fadiga crônicos, sonolência excessiva, chegando a dormir ao assistir TV, ao ler um livro, ou até mesmo em uma fila enquanto aguarda para ser atendido. Esses sintomas iniciaram há 6 meses, de caráter progressivo. É tabagista e sedentário. Ao exame físico: PA = 152/102 mmHg, FC = 96 bpm, IMC = 33,2 kg/m2. A hipótese mais provável e o método de escolha para investigação são, respectivamente:
O sítio de implante metastático mais frequente no câncer de próstata é:
Em relação à litíase renal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) O composto mais comumente encontrado nos cálculos é o fosfato de cálcio.; ( ) Atinge mais frequentemente homens do que mulheres, em uma proporção de 2:1.; ( ) A taxa de recorrência de litíase em pacientes sem tratamento é de cerca de 10% em 10 anos.; ( ) Alta ingesta de sódio induz hipercalciúria, o que pode aumentar o risco de formação de cálculos.; ( ) O citrato e o magnésio são considerados inibidores da cristalização urinária. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Compartilhar