Questões na prática

Psiquiatria

A anorexia nervosa é caracterizada pela recusa do (a) paciente em manter a forma e o peso corporais minimamente normais e demonstra acometimentos, sobretudo em mulheres sadias. É CORRETO AFIRMAR que nesses (as) pacientes pode ocorrer qual dos seguintes achados: Referência: HARRISON - Medicina Interna. Editora Mc Graw Hill, 17ª Edição, 2008.

A
Aumento da motilidade gastrointestinal levando ao rápido esvaziamento gástrico e intestinal.
B
Acrocianose.
C
Interrupção dos ciclos menstruais após a ocorrência da perda significativa de peso.
D
Diminuição das glândulas salivares.
E
Acidose hiperpotassêmica por auto-indução de vômitos
Mãe de lactente de seis meses, que estava em aleitamento materno exclusivo, referiu que o filho chorava sem parar, não queria mamar e vinha apresentando vômitos há 24 horas. Contou ainda, que o abdome do bebê está "inchado" e notou a presença de "catarro" e sangue junto com pequena quantidade de fezes quando foi trocar a fralda. Negou presença de febre. Ao exame físico, os sinais vitais estavam normais. Foram solicitados exames, que apresentaram os seguintes resultados: hemograma - ausência de leucocitose; ultrassonografia abdominal - ausência de coleção ou líquido livre na pelve. O diagnóstico mais provável, o sinal ultrassonográfico característico dessa doença e o tratamento específico para esse caso, respectivamente, são:
Em relação aos critérios diagnósticos para distúrbio autista marque alternativa INCORRETA:
Em pediatria uma intercorrência neurológica comum é a convulsão febril. Sobre esta morbidade é CORRETO afirmar que:
Sobre o exantema súbito, considere as afirmativas a seguir. I. A febre costuma ser baixa e ocorre após o aparecimento do rash maculopapular. II. Crianças podem apresentar convulsão febril durante o quadro. III. É causado pelos vírus Herpes 6 e 7. IV. Os vírus podem provocar recidiva.
Compartilhar