Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Neonato, pequeno para idade gestacional, em regime de alojamento conjunto, apresenta letargia, apatia, tremores de extremidades e apneia. Foi instituída hidratação venosa com infusão de glicose e ventilação com pressão positiva, com rápida melhora do quadro. Diagnosticado hipoglicemia neonatal. Qual o mecanismo fisiopatológico provável para hipoglicemia desse neonato?

A
Redução das reservas hepáticas de glicogênio.
B
Defeito no metabolismo dos carboidratos.
C
Aumento da produção de insulina.
D
Aumento do consumo de glicose.
E
Resposta exacerbada à transição neonatal.
Assinale a alternativa correta:
Criança, 1 ano e 2 meses de idade, portadora de tetralogia de Fallot, apresenta diminuição das atividades e febre (2 picos diários de 37,8°C). Há 3 dias teve 3 episódios de vômito. Durante a consulta, apresentou crises convulsivas com movimentos tônico-clônicos generalizados, liberação dos esfíncteres, sialorreia e perda da consciência. Indique o diagnóstico e o exame complementar mais adequado:
Uma paciente com 50 anos vem para resultado de mamografia de rastreamento, mas refere ter percebido um nódulo em seu autoexame de rotina há uma semana. Ela foi orientada a levar seu exame do ano anterior para comparação. Os laudos observados são: Exame atual: BIRADS II pela presença de calcificações de aspecto arredondado. Exame do ano anterior: BIRADS I. A melhor orientação após o exame clínico, no qual foi confirmada a presença de um nódulo palpável, é:
Um senhor de 53 anos chega ao PS relatando ter acordado às 3h da madrugada devido à cefaleia súbita, de forte intensidade, acompanhada de 2 episódios de vômitos. Nega episódios semelhantes previamente. Tem antecedente de hipertensão e faz uso regular de captopril. Após analgesia EV refere estar melhor. Qual conduta deve ser tomada?
Compartilhar