Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Neonato, pequeno para idade gestacional, em regime de alojamento conjunto, apresenta letargia, apatia, tremores de extremidades e apneia. Foi instituída hidratação venosa com infusão de glicose e ventilação com pressão positiva, com rápida melhora do quadro. Diagnosticado hipoglicemia neonatal. Qual o mecanismo fisiopatológico provável para hipoglicemia desse neonato?

A
Redução das reservas hepáticas de glicogênio.
B
Defeito no metabolismo dos carboidratos.
C
Aumento da produção de insulina.
D
Aumento do consumo de glicose.
E
Resposta exacerbada à transição neonatal.
Diante de um paciente com instabilidade hemodinâmica e monitorização invasiva, o achado de: débito cardíaco baixo, pressão média de artéria pulmonar ocluída elevada, resistência vascular sistêmica elevada e pressão de átrio direito elevada, é compatível com o diagnóstico de:
Quanto à Insuficiência Venosa Crônica (IVC), assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a rinoscopia anterior, assinale a alternativa correta.
A coartação de aorta é um defeito congênito comum, representa 8% das cardiopatias congênitas, caracteriza-se por estreitamento da aorta descendente logo após o arco aórtico, entre a emergência da artéria subclávia esquerda e o local de inserção do canal arterial ou ligamento arterioso, podendo ser classificada como pré-ductal e pós-ductal, conforme sua posição em relação ao canal arterial. Em relação a anomalias extracardíacas, tem sido associada a várias síndromes, tais como:
Compartilhar