Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Neonato saudável, 17 dias de vida, inicia quadro de vômitos em jato, sem bile, evoluindo com perda ponderal acentuada e desidratação. Chegando à Emergência recebeu hidratação venosa de expansão para correção da desidratação. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, a avaliação dos eletrólitos e gases sanguíneos mostraram:

A
Diminuição de Na e HCO3/ alcalose metabólica.
B
Diminuição de K e Cl/ alcalose metabólica.
C
Diminuição de K e Cl/ acidose metabólica.
D
Diminuição de Na e HCO3/ acidose metabólica.
O desenvolvimento de hérnia incisional está geralmente relacionado aos seguintes fatores. Assinale a alternativa que apresenta uma exceção.
Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:
Escolar de 9 anos apresenta claudicação e dor no membro inferior direito há 1 semana. Refere que há dois dias foi medicado com penicilina benzatina intramuscular, aplicada em glúteo, para tratamento de piodermite. Ao exame: febril (38,3 graus); dor a compressão de coxa direita, sem manifestações articulares e ausência de sinal de Lasègue. RX de quadril e membro inferior direito normal. Hemograma: 18000 leucócitos/mm (83% neutrófilos, 15% bastões). VHS 59 mm na primeira hora. O diagnóstico provável é:
Compartilhar