Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Neonato saudável, 17 dias de vida, inicia quadro de vômitos em jato, sem bile, evoluindo com perda ponderal acentuada e desidratação. Chegando à Emergência recebeu hidratação venosa de expansão para correção da desidratação. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, a avaliação dos eletrólitos e gases sanguíneos mostraram:

A
Diminuição de Na e HCO3/ alcalose metabólica.
B
Diminuição de K e Cl/ alcalose metabólica.
C
Diminuição de K e Cl/ acidose metabólica.
D
Diminuição de Na e HCO3/ acidose metabólica.
Dona Ana da Conceição, uma senhora de 65 anos, teve detectado um tumor mamário em exame mamográfico de rotina, exame que não lhe era habitual realizar. Não se interessou pelo resultado e demorou a procurar um mastologista. Muito religiosa, dizia a si mesma que aquilo não era nada. Apresentando dor na região lombar, resolveu procurar ortopedista, que constatou tratar-se de uma metástase óssea. Realizou cirurgia, iniciou a quimioterapia, mas continuava nervosa, às vezes, triste e quieta. Depois, comentava com amigos e parentes que estava conformada e que essa era "a vontade de Deus". Pacientes conscientes da proximidade de sua morte costumam passar por fases, muito bem estabelecidas e difundidas em unidades de cuidados paliativos. As fases mais adequadas à sequência do relato apresentado são:
Quanto ao uso, abuso e dependência de drogas, associe as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: I) Ecstasy; II) Heroína; III) Maconha; IV) Cocaína. ( ) Pode produzir aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, a eliminação é lenta, levando cerca de 40 horas para que 95% da droga seja eliminada, o que explica a persistência de alguns efeitos por um ou dois dias; ( ) A euforia é o efeito mais proeminente de seu uso e está relacionada com o aumento da dopamina na fenda sináptica em regiões cerebrais relacionadas ao prazer e recompensa; ( ) O seu uso crônico está associado à ocorrência da síndrome amotivacional, caracterizada pela diminuição da energia, além da dificuldade em persistir em qualquer tarefa que exija atenção prolongada ou tenacidade. ( ) No tratamento da intoxicação por essa droga usa-se naloxona, além do tratamento das complicações clínicas e da possível síndrome de abstinência.
Considerando as lesões traumáticas do anel pélvico e acetábulo, assinale a alternativa CORRETA:
Que estruturas tendinosas fazem parte do manguito rotador?
Compartilhar