Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Neonato saudável, 17 dias de vida, inicia quadro de vômitos em jato, sem bile, evoluindo com perda ponderal acentuada e desidratação. Chegando à Emergência recebeu hidratação venosa de expansão para correção da desidratação. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, a avaliação dos eletrólitos e gases sanguíneos mostraram:

A
Diminuição de Na e HCO3/ alcalose metabólica.
B
Diminuição de K e Cl/ alcalose metabólica.
C
Diminuição de K e Cl/ acidose metabólica.
D
Diminuição de Na e HCO3/ acidose metabólica.
Quando uma paciente vítima de colisão de veículo apresenta o membro inferior encurtado, quadril em flexão, adução e rotação interna, devemos SUSPEITAR de:
Sobre os transtornos de ansiedade, marque a alternativa INCORRETA.
Na avaliação semiológica da displasia do desenvolvimento do quadril, pode-se utilizar o teste do klisic no qual o examinador coloca o 3º quirodácitlo sobre o trocanter maior e o dedo indicador da mesma mão sobre a espinha ilíaca anterossuperior. No quadril luxado, o trocanter estará:
Paciente de 32 anos, trabalhador da construção civil, vem até a unidade básica de saúde mais próxima do local da construção onde trabalha, com trauma em 5º quirodáctilo esquerdo, ocorrido há uma hora. Queixa-se de muita dor na falange distal do referido dedo, motivo da procura pela unidade de saúde. Ao exame físico, há ausência de ferimento cortante em dedo, ausência de edema, crepitação ou dor à mobilização do dedo e presença de hematoma subungueal. O médico residente faz a avaliação e a melhor conduta a ser adotada é:
Compartilhar