Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Neonato saudável, 17 dias de vida, inicia quadro de vômitos em jato, sem bile, evoluindo com perda ponderal acentuada e desidratação. Chegando à Emergência recebeu hidratação venosa de expansão para correção da desidratação. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, a avaliação dos eletrólitos e gases sanguíneos mostraram:

A
Diminuição de Na e HCO3/ alcalose metabólica.
B
Diminuição de K e Cl/ alcalose metabólica.
C
Diminuição de K e Cl/ acidose metabólica.
D
Diminuição de Na e HCO3/ acidose metabólica.
Paciente submetida a gastrectomia a DII devido adenocarcinoma gástrico evoluiu no pós-operatório com trombose venosa profunda de membro inferior esquerdo. No tocante ao uso de medicação anticoagulante (cumarínico), em que nível se deve manter o INR para garantir uma boa anticoagulação?
Paciente internada em UTI com meningococcemia, evoluindo com piora do padrão respiratório. A equipe decide por coletar gasometria antes de proceder à intubação orotraqueal, cujo resultado foi: pH = 7,20, PO2 = 68 mmHg, PCO2 = 48 mmHg, HCO3 = 18 mEq/L. Quanto ao distúrbio ácido-básico, é correto afirmar que trata-se de
Considerando o caso de um paciente adulto com queimadura somente de epiderme e derme na região anterior do tórax, no abdome, na genitália, na coxa e na perna direita, assinale a opção incorreta.
Carolina, 75 anos, obesa, mora em casa geriátrica. É trazida à Emergência por sua filha com diarreia e letargia. Estava bem até há quatro dias quando iniciou diarreia líquida, que não melhorou com loperamida e evoluiu com sangue em 24 horas. Duas senhoras da casa geriátrica apresentaram quadro semelhante. Nega uso de medicamentos. Exame físico: sonolenta, desidratada e identifica a filha; hipocorada (3+/4), ictérica (+4), fraqueza nos membros. Abdome depressível e doloroso difusamente, com peristalse aumentada. O exame neurológico não mostra alterações focais. Exames laboratoriais: hematócrito 25%; plaquetas 67.000/mm³; glicose 700 mg/dL; ureia 60 mg/dLI; creatina 3,5 mg/dLI; K+ 4,0 mEq/L. Na 128 mEq/I, bilirrubinas totais 3 mg/dL; bilirrubina indireta 2,0 mg/dL. Exame de fezes: sangue e leucócitos. O provável diagnóstico e o agente etiológico são, respectivamente, síndrome:
Compartilhar