Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Neuropatia periférica em alcoolismo crônico geralmente é devida a:

A
vasculite.
B
deficiência de tiamina.
C
deficiência de biotina.
D
intoxicação pelo arsênio de bebida fermentada.
E
amiloidose.
Durante o plantão você acompanha o atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactente de 18 meses. Foi realizada intubação orotraqueal, iniciadas compressões sincronizadas torácicas e ventilação na proporção de 15:2 e administração de adrenalina intravenosa. EM RELAÇÃO À CONDUTA, VOCÊ:
Gestante é submetida a teste oral de tolerância à glicose de 100 g. Os resultados que confirmam a presença de diabetes mellitus gestacional, respectivamente, para o jejum, 1, 2 e 3 horas, em mg/dl, são:
Mulher de 55 anos, etilista de longa data, é admitida na enfermaria da clínica médica com diagnóstico de pneumonia lobar. A paciente apresentou melhora após 36 horas de internação, basicamente com hidratação adequada e antibioticoterapia parenteral. Porém, evoluiu com importante agitação, confusão mental, dor torácica e alucinações caracterizadas por cobras e aranhas rastejando pelas paredes e balões amarrados na sua cabeceira. Ao exame físico: PA de 170 x 100 mmHg; pulso de 140 bpm e sudorese importante. Isso considerado, a paciente deve ser tratada com:
Adolescente do sexo feminino é submetida à esplenectomia por esferocitose. Após 3 meses de cirurgia os níveis de hemoglobina não subiram satisfatoriamente. A presença de baço acessório deverá ser suspeitada se no sangue periférico tiver o seguinte achado:
Compartilhar