Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Nilmar, 55 anos, tem dor lombar de média intensidade. Progrediu com limitação dos movimentos de membros inferiores, há 6 meses. Foi tratado inicialmente com fisioterapia, acupuntura e anti-inflamatórios com melhora discreta. Queda de bicicleta há 1 mês e a radiografia mostra fratura, com lesão lítica em úmero esquerdo. Na radiografia da coluna lombar observa-se fratura com achatamento de L2 e L3. Exame físico: palidez cutaneomucosa 2+/4, anictérico, ausência de petéquias e equimoses; RCR 2T; ap. respiratório sem alterações. Sem edemas em membros inferiores. Exames complementares: Hemácias 2.950.000/mm3, hemoglobina 8.1 g/dl, hemátocrito 26% VGM 88fL, Leucócitos 6400/mm3 com contagem diferencial normal e plaquetas 180.000/mm3. VHS 90 mm na primeira hora. Ureia 125 mg/dL, creatinina 4,8 mg/dL, albumina 2.8 g/dL, globulina 6,0 g/Dl. Proteinúria 2 g em 24 horas. O tratamento adequado para hipercalcemia é:

A
glicoinsulinoterapia IV
B
albumina humana IV
C
resina de troca
D
melfalan IV
E
ácido zoledrônico IV
Criança com 5 anos de idade, irmão de paciente com Tuberculose pulmonar bacilífera, foi ao Posto de Saúde para exame de comunicante. A criança não foi vacinada com BCG. Não apresentava queixas gerais ou respiratórias. O exame físico estava sem alterações. PPD: 11 mm. A Radiografia de tórax mostrou um nódulo calcificado de 6 mm no terço médio do pulmão direito. Qual a conduta?
Atualmente, a denominação de úlcera de Marjolin é usada quando neoplasias malignas se desenvolvem sobre úlceras, fístulas e cicatrizes de diversas etiologias e é caracterizada anatomopatologicamente como:
O tratamento cirúrgico da doença hemorroidária é um procedimento doloroso e muitos estudos têm sido realizados e propostos para diminuir esta sintomatologia. Segundo as Diretrizes Médicas da Associação Médica Brasileira, o estudo experimental ou observacional de melhor consistência, que tem demonstrado menor quantidade de medicação analgésica no pós-operatório, promove uma cicatrização mais rápida da ferida operatória e permite um retorno mais precoce às atividades laborativas é a:
Quando o cirurgião encontra dificuldades em suturar um defeito cutâneo produzido por um procedimento cirúrgico devido à tensão, sua melhor opção é:
Compartilhar